7 Abril 2011Brasil
  •  Mais uma vez, o evento será uma vitrine para a difusão das tecnologias acessíveis Headmouse e do Teclado Virtual
  •  Desde o lançamento das soluções foram realizados mais de 300.000 downloads gratuitos do HeadMouse e mais de 7.500 do Teclado Virtual em todo o mundo.

A Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina, participará da próxima Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech 2011 – evento que acontecerá entre os dias 14 e 17 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Durante o encontro, a multinacional mostrará o Headmouse e o Teclado Virtual, soluções desenvolvidas no marco das Cátedras de Tecnologias Acessíveis que a empresa desenvolve junto à Fundação Adecco e prestigiosas universidades espanholas. Em uma iniciativa de inclusão laboral, a empresa irá também durante a Reatech, captar currículos de profissionais portadores de deficiência visando futuras contratações. 

O Headmouse é um mouse virtual de download gratuito que permite o uso do computador às pessoas com mobilidade reduzida mediante uma webcam e os movimentos do rosto e da cabeça. Complementando esta aplicação, o Teclado Virtual, também gratuito, é um software que permite escrever textos no computador através de um teclado otimizado que aparece na tela do computador, sem a necessidade de usar as mãos.

Ambas aplicações estão disponíveis de forma gratuita em:  http://www.tecnologiasaccesibles.com/pt/descarregar.htm e podem ser instaladas em qualquer computador equipado com uma webcam de baixo custo.

A Reatech será uma excelente oportunidade para difundir as aplicações no país, uma vez que foram desenvolvidas para dar um maior grau de autonomia para pessoas com alguma deficiência, em termos de vida independente, acesso à educação e ao mercado de trabalho, entre outros.

Mais de 45 mil visitantes são esperados na Reatech 2011, além de representantes do governo e de entidades relacionadas à sustentabilidade e inclusão social.

A Indra estará com o estande nº 215, na rua 200 do Centro de Exposições Imigrantes.


Tecnologias Acessíveis

As Tecnologias Acessíveis, criadas como parte da estratégia de Responsabilidade Corporativa da Indra, são soluções e serviços inovadores que facilitam o acesso à tecnologia, à integração social e ao trabalho para pessoas com deficiência. Para isto, a Indra criou as Cátedras de Pesquisa em Tecnologias Acessíveis, em colaboração com a Fundação Adecco e diferentes universidades, colaborando também com outras instituições tais como a Fundação Rafael del Pino ou a Fundação do Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo.

A Indra já desenvolveu mais de 30 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no âmbito das Tecnologias Acessíveis. No marco das Cátedras foram realizados mais de 12 projetos, entre os quais destacam-se o HeadMouse e o Teclado Virtual. 

Difusão das tecnologias acessíveis no Brasil

Em 2009, quando lançou no Brasil esse tipo de solução e serviços inovadores na área de acessibilidade, a Indra firmou um acordo de colaboração com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), para o uso do Headmouse e do Teclado Virtual nos tratamentos de reabilitação nas unidades da instituição em todo o país. Além disso, a companhia estabeleceu um acordo com a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), vinculada ao Ministério das Comunicações, para colocar à disposição em seus sites o download gratuito das tecnologias. Em março de 2011, a Indra e a Escola São Paulo, instituição inovadora de difusão de cultura contemporânea, assinaram um acordo para a realização de um Programa de Inclusão Cultural para portadores de deficiência motora, com base no uso das tecnologias acessíveis.

Um mouse inovador

O Headmouse incorpora um grande número de inovações que facilitam às pessoas com deficiência motora o acesso às tecnologias da informação e comunicação. Graças ao uso de algoritmos de visão artificial desenvolvidos para a área da robótica móbil, o usuário é capaz, sem nenhum tipo de formação ou conhecimento prévio, de utilizar de maneira intuitiva e natural o mouse virtual. Uma vez instalado o software, não se requer nenhum tipo de ajuda para acessar à configuração, nem para alterar os parâmetros que o sistema oferece.

O HeadMouse pode ser utilizado por qualquer usuário, já que não tem definido nenhum idioma de aplicação e dispõe de um manual de ajuda.

Em sua versão atual, o Headmouse recebeu melhorias que permitem um funcionamento muito mais rápido da aplicação e acessibilidade para uma diversidade maior de usuários com limitações severas de movimento. Essas melhorias se devem porque com o Headmouse 3.0 não são necessários movimentos laterais para iniciar a aplicação. Além disso, incorpora um  novo mecanismo de detecção do usuário, que permite que pessoas que estejam próximas não interfiram na aplicação e usabilidade da ferramenta. No que diz respeito ao ambiente, a nova versão possibilita que o sistema funcione sem nenhum problema em condições de baixa iluminação. O novo sistema tem compatibilidade ampliada com mais tipos de webcams, incluindo as câmeras que vêem integradas aos computadores portáteis.
 

Teclado intuitivo

O uso do Teclado Virtual, que complementa o HeadMouse, também não requer formação prévia e funciona através de um aplicativo que aparece na tela do computador e que permite a escrita de textos mediante a pulsação de teclas virtuais. O sistema incorpora inovações tecnológicas que facilitam ao máximo a escrita para pessoas com mobilidade reduzida que não podem utilizar teclados convencionais. O Teclado Virtual conta com funções de predição de palavras, cujos algoritmos aprendem com o modo de escrever do usuário e melhoram exponencialmente suas taxas de acerto. Os testes realizados escrevendo textos literários ou informes demonstram uma economia de 50% nas pulsações de teclas necessárias para escrever.

A versão atual do teclado traz uma novidade significativa para os usuários: maior possibilidade de escrita em vários idiomas com as simbologias e caracteres de mais de 20 línguas. Além disso, o teclado recebeu uma remodelação e melhora geral para que a maioria das opções e funções especiais habituais possam ser usadas mediante um único clic. Neste sentido foram introduzidas novas  aplicações como o teclado numérico,  ações de marcar e capturar (como CTRL-C e CTRL-V) de forma sensível e o botão direto de apagar a palavra, muito útil no caso de escrever uma palavra que não se deseje guardar no dicionário.

 Indra no Brasil

A Indra está presente no Brasil desde 1996, conseguindo ao longo destes anos, uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações e indústria e consumo.

A companhia se destaca no país pela sua experiência no mercado de energia e utilities, onde tem se posicionado como referência, aportando o conhecimento de seus profissionais e tecnologia de ponta. No Brasil possui uma ampla cobertura territorial, somando mais de 40 clientes.

Do mesmo modo, a Indra trabalha no Brasil com destacadas companhias de setores como telecomunicações, indústria e consumo, além de mantém contratos de BPO com importantes companhias aéreas do país.

A Indra é um das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e da América Latina. É a segunda companhia europeia do seu setor em investimentos em P&D, com cerca de 500 milhões de euros investidos nos últimos três anos. As vendas em 2010 atingiram 2.557 milhões de euros e sua atividade internacional correspondeu a 40%. Conta com mais de 30.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.
 

Compartir