15 Abril 2015España
  • A multinacional distribuirá 21.000 tablets nos centros eleitorais, o que duplica o número de dispositivos móveis utilizados nos comícios locais anteriores para a cobertura de transmissão de dados.
  • Pela primeira vez em eleições no âmbito local em nosso país, um aplicativo móvel será posto à disposição de nossos cidadãos para facilitar o monitoramento dos resultados eleitorais.
  • A empresa continua reforçando sua liderança na prestação de suporte aos processos eleitorais, que no ano passado se consolidou com a participação em dez convocatórias de âmbito nacional em cinco países.

 

Madri, 15 de abril de 2015. – O Ministério do Interior confiou novamente à Indra a implantação tecnológica para a coleta, transmissão, totalização e difusão dos resultados eleitorais provisórios e definitivos das eleições municipais da Espanha, que serão realizadas no próximo domingo, dia 24 de maio.

A multinacional colocará à disposição do Ministério do Interior suas tecnologias de transmissão de dados através de terminais móveis e MAE (Mesa Administrada Eletronicamente) para incrementar, juntamente com a velocidade, confiança e transparência do escrutínio e facilitar o trabalho das pessoas que participam do processo. Além disso, pela primeira vez nas eleições locais, será implementado um aplicativo para facilitar a difusão dos resultados eleitorais por meio de dispositivos móveis.

Nas eleições municipais do próximo dia 24 de maio, será convocado um censo de, aproximadamente, 34 milhões de eleitores, que depositarão seus votos em mais de 60.000 mesas distribuídas em mais de 23.000 colégios eleitorais. A Indra contribuirá com cerca de 4.000 profissionais na prestação de suporte no processo.

Os 21.000 tablets que serão distribuídos nos centros eleitorais (o dobro de dispositivos móveis que o utilizado nos comícios locais de 2011) facilitarão a cobertura de quase 98% do eleitorado na transmissão dos dados de votação, dos colégios eleitorais até o centro de processamento das informações. O aplicativo instalado nos terminais realizará o controle de validação e coerência, eliminando tarefas intermediárias, tais como a transmissão e a gravação de dados no Centro de Contagem de Informações (CRI) e acelerando a entrada de informação no sistema. Além disso, reduzirão os erros derivados da cadeia de transmissão de dados e será possível a validação dos votos já coletados nas mesas eleitorais.

A transmissão de dados eleitorais por meio desses dispositivos exige, mesmo assim, um serviço integral, que compreenda o treinamento do pessoal e todo o trabalho logístico e de transporte de terminais móveis necessários. Entre suas referências mais recentes, destaca-se sua utilização nos comícios regionais passados de Andaluzia e nas Eleições no Parlamento Europeu de 2014.

 

Informatização de mesas eleitorais e aplicativos móveis para consulta de resultados

A implantação tecnológica inclui, também, a instalação do sistema da Mesa Administrada Eletronicamente (MAE) da Indra em mais de 3.000 locais, uma quantidade cinco vezes superior à implantada nas eleições de 2011, com 585 instalações. Esse serviço permite a automatização das tarefas a serem realizadas pelos membros das mesas eleitorais durante a jornada de votação, abrangendo desde a identificação de eleitores e a impressão da documentação gerada na mesa, até a elaboração de atas e a transmissão dos dados de constituição, participação e resultados.

Essa tecnologia já foi utilizada com êxito nas Eleições Gerais de 2008 e 2011, no Parlamento Europeu de 2014 e 2009 e nas Eleições Municipais e Regionais de 2011. No âmbito internacional, foi utilizada nas Eleições Presidenciais de El Salvador de 2014 e nas Eleições Legislativas e Municipais celebradas no país, em 2012.

Dentro da ampla variedade de soluções, também será posto à disposição dos cidadãos, pela primeira vez nas eleições de âmbito local na Espanha, um aplicativo específico que permitirá o monitoramento dos resultados eleitorais através de dispositivos Android, iOS, Blackberry OS e Windows Phone. O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente nos market places oficiais (Google Play e Apple Store) e possuirá uma navegação simples e muito gráfica, que facilitará o rápido acesso às informações da área geográfica selecionada, com resultados disponíveis para o âmbito nacional, regional, provincial e local.

 

Atividade Intensa

Em 2014, a Indra enfrentou, com êxito, uma intensa atividade em processos eleitorais, em que mais de 3.000 profissionais da multinacional prestaram suporte tecnológico a dez processos eleitorais de âmbito nacional em cinco países diferentes, o que pode ser considerado um feito mundial: Eleições Presidenciais no Brasil; Eleições no Senado, Câmara e Parlamento Andino da Colômbia; Eleições Presidenciais de El Salvador (dois turnos); Eleições Presidenciais da Colômbia (dois turnos); Eleições do Parlamento Europeu na Espanha e Eleições Legislativas no Iraque.

Além disso, ocorreram diversos processos eleitorais no mesmo dia. Por exemplo, o primeiro turno das eleições presidenciais de El Salvador e as Eleições Legislativas na Colômbia (Senado, Câmara e Parlamento Andino), em 09 de março, e os comícios no Parlamento Europeu na Espanha e o primeiro turno das Eleições Presidenciais da Colômbia, ambos celebrados em 25 de maio.

Por outro lado, a empresa também conquistou o projeto de fornecimento de todo o material eleitoral de registro biométrico implantado pelo Iraque nas eleições legislativas de abril de 2014, após um concurso internacional em que competiram as empresas mais importantes do setor.

Finalmente, em 22 de março passado, a Junta de Andaluzia confiou novamente à Indra a implantação tecnológica para o escrutínio provisório e a difusão dos resultados das eleições regionais.

 

Líder em processos eleitorais

A Indra adquiriu experiência por meio da participação em quase 400 processos eleitorais em todo o mundo, com cerca de 4 bilhões de eleitores atendidos. Sua experiência de quase 40 anos confirma sua capacidade organizacional e técnica para tornar simultâneo e realizar, com êxito, muitos projetos, adaptando-os à regulamentação de cada país.

Sua proposta inclui soluções e serviços que abrangem todo o ciclo do processo eleitoral: gestão do censo, registro e identificação de eleitores, votação, contagem provisória e definitiva, totalização, difusão de resultados e fornecimento de material eleitoral. Além disso, sua ampla experiência internacional permite-lhe oferecer serviços de consultoria eleitoral para assessorar e oferecer apoio técnico nas diferentes áreas do processo.

A Indra é pioneira na utilização das novas tecnologias, com soluções de Voto Eletrônico, e-Counting, Voto pela Internet, Voto Acessível, sistemas Biométricos para o Registro e Identificação de eleitores, além de soluções e serviços para a participação cidadã, como a plataforma iPARTICIPA, e de soluções tecnológicas aplicadas à gestão eleitoral, como a utilização de soluções móveis ou a aquisição de ferramentas informáticas às mesas eleitorais, que facilitam e simplificam suas tarefas (Mesa Administrada Eletronicamente, MAE).

Da mesma forma, é a única empresa em nível global que detém, de forma simultânea, a aprovação das Nações Unidas para o fornecimento de material eleitoral; e da União Europeia para o suporte em Missões de Observação Eleitoral (MOEs).

Durante os últimos anos, a Indra participou no desenvolvimento de eleições em países como Reino Unido, Noruega, França, Eslovênia, Portugal, Itália, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, El Salvador, Iraque e Angola, entre outros, oferecendo todo tipo de serviços e soluções eleitorais.

 

Indra

A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é a multinacional de consultoria e tecnologia nº 1 da Espanha, e uma das principais da Europa e América Latina. A inovação é a base de seu negócio e sustentabilidade, dedicando € 583 M na I+D+i nos últimos três anos, valor que a posiciona entre as primeiras companhias europeias de seu setor por investimento. Com vendas aproximadas de € 3 bilhões, 61% das receitas resultam do mercado internacional. Conta com 43.000 profissionais e com clientes em 148 países.

Compartir