1 Junio 2015España
  • A parir de 1 de junho, a União Europeia exige aos membros de Estado que contem com sistemas que permitam cumprir, enviar, compartilhar e consultar eletronicamente todos os dados sobre as escalas dos navios
  • A plataforma DUEPort já permite às 28 Autoridades Portuárias espanholas e aos gestores dos portos regionais trocar informação telematicamente com o Órgão Público Portos do Estado e, através deste, com o restante de órgãos envolvidos
  • Com esse contrato, a Indra reforça sua posição em sistemas portuários, com referências em países como Brasil, Chile, Marrocos, Portugal, Polônia ou Angola, entre outros.

A Indra projetou e implantou para o Órgão Público Portos do Estado (OPPE) a chamada “janela única” marítimo portuária espanhola, uma plataforma que permite aos distintos atores e autoridades da comunidade portuária interagir eletronicamente e declarar uma única vez a informação exigida com a informação da escala de um navio em um porto espanhol. O contrato, no valor de 1,4 milhão de euros, inclui todos os serviços de suporte à exploração da plataforma durante um período inicial de 15 meses.

A solução DUEPort permite agilizar a gestão de escalas, antecipar o movimento de mercadorias e o trânsito de passageiros, melhorando a competitividade da rede logística portuária espanhola, e da resposta à normativa europeia que exige que todos os Estados parceiros contem com sistemas que permitam realizar estas gestões portuárias telematicamente a partir de 1 de junho.

A plataforma entrou em operação este mês de maio e já permite trocar informação eletronicamente com o OPPE, os 46 portos espanhóis de interesse geral e com os portos de titularidade autonôma, assim como com mais de mil agentes que interveem nas operações, desde as 28 autoridades portuárias existentes até as capitanias marítimas, representantes de companhias navais, aduaneiras, autoridade de vigilância sanitária, de controle de fronteiras, etc. O sistema atende uma média de umas 400 escalas diárias.

A “janela única” permite que todos estes atores da comunidade portuária cumpram uma única vez e enviem eletronicamente à autoridade correspondente todos os dados dos navios, documentos e formalidades requeridas sobre suas escalas, atracações e operações. A informação chega a Portos do Estado a partir de onde o próprio sistema DUEPort automatiza os fluxos de trabalho e se encarrega de dirigi-la aos órgãos que corresponda para completar os requisitos operacionais e legais: Aduaneiras, Guarda Civil, Policia Nacional, Exército Espanhol, Saúde Exterior, Marinha Mercante, etc. e à Agência Europeia Marítima de Segurança (EMSA), através do sistema europeu SafeSeaNet (SSN), integrando também para isso a SASEMAR. Além disso, diferentemente de outras soluções vigentes até agora, o sistema DUEPort não implica custo pelo uso do aplicativo, nem aos agentes privados nem às Autoridades Portuárias.

DUEPort também oferece, sem custo, às Autoridades Portuárias que  desejarem, o serviço de Janela Única Portuaria local para os agentes privados de sua Comunidade Portuária.

Graças à nova plataforma e a melhoria operacional aplicada, se pode reduzir significativamente o tempo de atraque dos navios sendo que a carga permanece no terminal. Isto implica em uma economia de custos significativa, eleva a capacidade dos portos e sua competitividade para o comércio internacional, fator que se traslada à sua comunidade de agentes logísticos. O conceito de porto sem papel, no qual toda a informação é compartilhada eletronicamente, também facilita o controle das mercadorias e contribui para a luta contra a evasão fiscal e a fraude.

Tecnologia inteligente para o setor portuário e marítimo

Esse projeto consolida a Indra como referência de fornecedora tecnológica para os portos espanhóis e se soma a outros contratos de implantação da “janela única” ou do “Port Community System” em países como Chile, Portugal, Marrocos, Angola ou Cabo Verde.

Também no setor portuário, Indra concedeu seus sistemas de gestão de tráfego marítimo (VTMIS) a portos do Reino Unido, Marrocos, Polônia ou Senegal. No Brasil, a multinacional está implantando os dois primeiros sistemas de VTMIS do país para os portos de Santos e Vitória.

A Indra também está ampliando e modernizando a plataforma tecnológica global do porto de Valparaíso no Chile (PCS SILOGPORT) e é um dos principais fornecedores tecnológicos no projeto de ampliação do Canal do Panamá.

Sobre a Indra

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 6.500 profissionais e uma ampla cobertura geográfica, com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro softwares labs. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem os setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.

A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia da América Latina e Europa. A companhia oferece soluções, serviços de Tecnologia da Informação e sistemas integrados para clientes em todo o mundo. A Indra possui um modelo de negócio diferenciado, baseado em suas próprias soluções (cerca de 65% do total da receita em 2014) com clientes líderes em diversos países. Em 2014, obteve receita de 2,9 bilhões de euros e registrou um total de 39.000 funcionários. A empresa tem presença em 46 países e projetos em 149 países.

Compartir