• Participa deste importante evento internacional por convite da NIST (National Institute of Standard and Technologies)
  • A plataforma é baseada em SOFIA2, a solução Internet of Things (IOT) de referência da Indra com capacidades cloud e big data.

A Plataforma urbana do projeto Coruña Smart City, desenvolvida pelo consórcio liderado pela Indra, foi selecionada pelo NIST (National Institute of Standard and Technologies) para participar do Global City Teams Challenge - um dos maiores eventos do ano em termos de cidades inteligentes do mundo-, que acontece hoje segunda, dia 1 de junho, no National Building Museum de Washington (EUA).

O funcionamento dessa plataforma tecnológica da cidade foi avaliado pelo NIST como um "excelente exemplo" de trabalho que deve ser feito para enfrentar os desafios de futuro das urbes. Também, faz parte dessa exposição junto com uma seleção de meia centena de projetos de cidades inteligentes que estão na fase de implantação em todo o mundo.

O Global City Teams Challenge é uma rede internacional organizada em equipes ou clusters, que trabalha na pesquisa de soluções inovadoras para melhorar os serviços nas cidades ou comunidades smart. Estas soluções, projetadas para atuar nas áreas de gestão específicas, tais como tráfego, qualidade do ar, sustentabilidade, resposta às emergências ou segurança, trabalham em conjunto com a meta de adaptá-las ao maior número de cidades possíveis.

Por sua vez, o Instituto Nacional de Normas e Tecnologia (NIST por suas siglas em inglês, National Institute of Standards and Technology) é uma agência da Administração de Tecnologia do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. A missão deste instituto é promover a inovação e a concorrência industrial nos Estados Unidos mediante avanços na metrologia, normas e tecnologia de modo que melhorem a estabilidade econômica e a qualidade de vida.

Um grande cérebro integrador

A plataforma de Coruña Smart City é baseada em SOFIA2, a solução Internet of Things (IoT) da Indra com capacidades big data e cloud que permite integrar e compartilhar de maneira simples a informação de vários sistemas, dispositivos móveis e redes sociais. Trata-se de um grande centro de gerenciamento ou "cérebro integrador" que facilita a comunicação entre os diferentes serviços e soluções que compõem o ecossistema da cidade (mobilidade, água, meio ambiente, lazer e turismo etc.), para oferecer uma visão completa da atividade. Incluem também ferramentas de análise para prever quais são os desempenhos da cidade em relação ao uso dos serviços para adaptá-los melhor e de forma proativa às necessidades reais.

A plataforma tecnológica já está em operação e processando a informação de cinco dos 14 pilotos em funcionamento: aplicação móvel de evento smart, sistema de visitas guiadas com realidade aumentada, piloto de qualidade da água, administração eletrônica e irrigação inteligente. Estes serviços são disponibilizados através do portal Coruña Smart City, onde se mostra também ao cidadão informação útil, dinâmica e, em tempo real, sobre os postos de gasolina mais próximos e o preço dos combustíveis, as estações de Bicicoruña, além das condições de tráfego e as obras da cidade, entre outros.

 

Toda a informação que é recebida, tanto dos projetos piloto e dos serviços inteligentes da cidade, quanto a que é gerenciada pela própria administração e que seja de cunho público, será concentrada e analisada na plataforma tecnológica. A informação já processada é disponibilizada aos cidadãos e às empresas por meio do portal Open Data.

Outros reconhecimentos internacionais

Desde o seu funcionamento, o projeto recebeu importantes reconhecimentos, tal como o de ter sido escolhido, pelo segundo ano consecutivo, finalista dos prêmios das propostas mais inovadoras que serão entregues durante o Smart City Expo World Congress. Na última edição, A Coruña chegou à final de melhor projeto de cidade inteligente, concorrendo com mais de trezentas candidatas como Tel Aviv, Porto Alegre ou Mumbai.

Obteve também a menção honrosa à melhor Compra Pública Inovadora de 2014 pela Comissão Europeia, que diferencia o processo de compra da plataforma tecnológica. Além disso, foi reconhecida como Melhor iniciativa de uma administração pelos Engenheiros de Telecomunicação da Galícia; e também pelo Colexio Profesional de Enxeñaría.

O projeto de Coruña Smart City nasceu com o objetivo de projetar um novo modelo de cidade, utilizando as novas tecnologias para responder desde a administração à demanda crescente de desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e gerenciamento de seus recursos. O projeto, iniciativa da Prefeitura de A Coruña e EMALCSA como solicitante, conseguiu com sua nova proposta um cofinanciamento de 80% dos fundos FEDER, para um total de 11,5 milhões de euros.

Coruña Smart City foi projetada em duas fases: a primeira fase, adjudicada em abril de 2013 para UTE, formada pela Indra, Altia, Ilux, Indra e R, consistiu no projeto e funcionamento da plataforma tecnológica, "o cérebro da cidade". A segunda fase prevê o desenvolvimento de 14 pilotos em vários âmbitos, que estão sendo conectado de forma progressiva à plataforma urbana.

Indra

A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é a multinacional de consultoria e tecnologia nº 1 na Espanha e uma das principais da Europa e América Latina. A empresa oferece soluções de negócio, serviços de Tecnologias da Informação e sistemas integrados para clientes em todo o mundo. A Indra possui um modelo de negócio diferenciado, que se baseia em suas próprias soluções (aproximadamente 65% do total de suas receitas em 2014) com clientes líderes em vários de países. No exercício de 2014, teve um faturamento de 2.938 milhões de euros (aproximadamente 60% de suas vendas são internacionais), 39.000 funcionários, presença local em 46 países e projetos em 149 países. A empresa agrupa sua proposta de soluções e serviços nos mercados verticais de Energia e Indústria; Serviços Financeiros; Telecomunicações e Mídia.

Compartir