26 Marzo 2015España
  • Os conteúdos e serviços da plataforma digital de consultoria para empreendedores serão utilizados pelos usuários e beneficiários da Associação que quiser criar seu próprio negócio.
  • A Fundação Princesa de Girona, a Indra e o FORO ADR, que reúne as entidades de desenvolvimento regional das comunidades autônomas, Ceuta e Melilla, assinaram o acordo de colaboração.

A Associação Espanhola de Agências de Desenvolvimento Regional, FORO ADR, adotou, como plataforma homologada para o apoio aos empreendedores, a plataforma digital "Empreender é Possível", depois de fechar um acordo com a Fundação Princesa de Girona e a Indra, criadoras e promotoras do portal. O acordo prevê que três instituições colaborem e promovam, em conjunto, ações que fortaleçam a inovação e o empreendimento na Espanha.

Os usuários e beneficiários do FORO ADR, que reúne os órgãos de desenvolvimento regional das 17 comunidades autônomas, Ceuta e Melilla, poderão utilizar as informações, recursos e serviços de ajuda e assessoramento da plataforma digital "Empreender é Possível" para elaborar seus modelos de negócio com base em ideias inovadoras.

O acordo também prevê que especialistas da Fundação Princesa de Girona e da Indra ministrem quatro oficinas anuais sobre empreendimento a pedido das agências de desenvolvimento regional integradas em FORO ADR.

"Empreender é possível" é uma plataforma de colaboração aberta, simples, flexível e útil para todos os empreendedores lançados em 2012 pela Fundação de Girona e pela Indra. Oferece informações, uma visão global e unificada do "ciclo do empreendedor", aglutinando e colaborando com outras iniciativas já existentes. Além de oferecer informações, permite que o empreendedor acesse as ferramentas e utilidades para definir uma ideia e desenvolver seu plano de negócio com base em um modelo metodológico, especificamente o método Canvas. Facilita a passagem da ideia para o plano de negócio de maneira natural e guiada.

Conta também com um market place para entrar em contato com os empreendedores com business angels, investidores em potencial e, inclusive, possíveis sócios colaboradores com ideias de negócio similares. Também presta serviços aos empreendedores que pedem um serviço de monitoramento e coaching, para ajudá-los a conduzir novos negócios mais longe do que inicialmente previsto, apoiando, por exemplo, sua internacionalização e o uso intensivo das últimas tecnologias.

O acordo celebrado com o FORO ADR reforça "Empreender é possível" como portal de referência para os empreendedores, uma vez que, recentemente, também foi adotado pelo programa YUZZ "Jovens com Ideias", conduzido pelo CISE com o patrocínio do Banco Santander, para apoiar os jovens empreendedores participantes da iniciativa.

A Indra e os empreendedores

A inovação está no DNA da Indra, é a base de seu negócio, o eixo de sua sustentabilidade como empresa e a chave da diferenciação de sua oferta de soluções e serviços. Em seu modelo de inovação aberta, a Indra fomenta o empreendedorismo para favorecer o desenvolvimento de um ecossistema mais inovador.

O compromisso da Indra com o empreendimento reflete em sua colaboração com iniciativas como o concurso internacional Drones For Good, lançado pelo governo de Emirados Árabes Unidos com o objetivo de impulsionar as aplicações civis inovadoras dos veículos não tripulados.

A empresa também apoia e participa de iniciativas de diversas universidades, tais como Emprende UC3M, Complu Emprende, ActúaUPM e AtrEBT; ou a Unltd Spain, empresa internacional de apoio aos empreendedores , entre outros.

Como multinacional, a Indra também desempenha um importante papel trator que impulsiona outras empresas menores, startups e spin-offs, fomentando o empreendedorismo e intraempreendedorismo dos próprios profissionais da empresa para alimentar esse ecossistema inovador. A multinacional colabora ativamente com mais de 444 PMEs inovadoras tanto mediante contratos quanto mediante a participação conjunta em projetos de I+D+i.

Sobre a Indra

Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é a multinacional de consultoria e tecnologia nº 1 na Espanha e uma das principais da Europa e da América Latina. A inovação é a base de seu negócio e sustentabilidade, tendo destinado 583 M€ para a I+D+i nos últimos três anos, valor que a coloca entre as primeiras empresas europeias do seu setor por investimento. Com vendas de aproximadamente 3.000 M€, 61% das receitas são oriundas do mercado internacional. Conta com 43.000 profissionais e com clientes em 149 países.

Sobre a Fundação Princesa de Girona

A Fundação Princesa de Girona compreende o apoio aos jovens como uma forma de potencializar a capacidade das novas gerações na construção de uma sociedade melhor e mais solidária, com atendimento especial para os jovens oriundos de ambientes menos favorecidos. Seu objetivo principal é proporcionar aos jovens ferramentas com as quais possam impulsionar sua trajetória pessoal e profissional, estimulando sua capacidade empreendedora, seu talento e a troca de conhecimento. A FPdGi concentra sua atuação em quatro linhas estratégicas: o fomento do empreendedorismo, a melhoria da empregabilidade e a inclusão no mercado de trabalho, a promoção do sucesso escolar e o desenvolvimento do talento e das vocações.

Sobre o FORO ADR

O FORO ADR se constituiu como tal em outubro de 2007 e é composto por entidades de desenvolvimento regional de 16 comunidades autônomas e das cidades autônomas de Ceuta e Melilla. Estas entidades públicas têm como objetivo principal fomentar o desenvolvimento econômico regional por meio de programas e ações de apoio para a inovação, as PMES e os empreendedores, abordando de forma integral a problemática da empresa.

Compartir