3 Diciembre 2015España
  • Este projeto faz parte da Disciplina de Tecnologias Acessíveis da Indra-IPN, que é somada às 11 criadas na Espanha e três na América Latina, que já desenvolveram projetos de escopo global, tais como HeadMouse e VirtualKeyboard.
  • UIKA, nome do aplicativo que em Nahuatl significa "acompanhar", é uma ferramenta para dispositivos móveis que tem como objetivo reduzir a dependência do usuário em seu posto de trabalho.

A Indra e a Escola Superior de Cômputo (ESCOM) do Instituto Politécnico Nacional (IPN) da Cidade do México desenvolveram a UIKA (Vocábulo Nahuatl, língua de origem asteca, que significa "acompanhar"), um aplicativo para dispositivos móveis de seguimento e gerenciamento de tarefas destinadas às pessoas com deficiência intelectual.  

A UIKA foi desenvolvida por meio de uma ferramenta web que permite a criação, organização e sequenciamento de tarefas por um administrador, geralmente é aquela pessoa que informa o usuário, quem pode acessar de forma simples e, em todo momento, a sua lista de atividades programadas, consultar a descrição de cada uma delas e marcá-las como concluídas assim que terminar. Além disso, o aplicativo permite enviar sinais de alerta para avisar o trabalhador que deve descansar ou que se atrasou em alguma delas.  

Tem também um repositório de documentos e vídeos que o profissional pode consultar sempre que precisar (por exemplo, um plano do local de trabalho ou o código de ética da empresa). A interface do aplicativo se adapta às necessidades específicas do usuário, que pode personalizá-la com o seu responsável para que se sinta confortável e identificado com ela.

Ao concluir a jornada de trabalho, o aplicativo proporciona um relatório sobre as tarefas executadas e exibe uma tela com emojis (emoticons que representam um gesto humano) para que o usuário possa dar um feedback sobre como se sentiu: esgotado, com pressa, contente ou preocupado.

A UIKA é projetada para pessoas com diversidade funcional cognitiva, distúrbios do espectro do autismo, síndrome de Asperger e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), embora qualquer pessoa com preferências para o sequenciamento de tarefas e o reforço positivo pode ser beneficiada por esta pesquisa. Portanto, a limitação do uso da ferramenta a ser desenvolvida deveria ser fixada pelos próprios responsáveis das tarefas.

Disciplina de Pesquisa em Tecnologias Acessíveis

As Tecnologias Acessíveis, criadas como parte da estratégia de Responsabilidade Corporativa da Indra, tem o objetivo de desenvolver soluções e serviços inovadores para facilitar o acesso à tecnologia e a integração social, além da integração no local de trabalho das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Com este fim, a Indra criou as Disciplinas de Pesquisa em Tecnologias Acessíveis, em colaboração com diferentes fundações e universidades, que abordam projetos de I+D+i para desenvolver soluções de TI aplicáveis aos serviços que permitam um maior grau de autonomia para as pessoas com alguma deficiência, em termos de vida independente, acesso à educação ou emprego acessível, entre outros.

Trata-se de reduzir a chamada "exclusão digital" mediante um modelo, também inovador, em colaboração com a universidade e com diferentes associações e fundações. A Indra tem por objeto fornecer em curto-médio prazo novas soluções à sociedade e ao mercado, além de tornar-se um modelo de referência internacional, tanto na busca da excelência no desenvolvimento de tecnologias acessíveis quanto no modelo de colaboração e transferência tecnológica universidade-empresa.

Este projeto faz parte da Disciplina de Tecnologias Acessíveis da Indra-IPN, a primeira lançada pela Indra no México para investigar nessa área, que é somada às 11 criadas na Espanha e três na América Latina, que já desenvolveram projetos de escopo mundial, tais como HeadMouse e VirtualKeyboard. As Tecnologias acessíveis materializam em uma ação social o compromisso da Indra tanto com a inovação quanto com a diversidade e, precisamente neste último setor, com a integração das pessoas com necessidades especiais.

Sobre a IPN

O Instituto Politécnico Nacional é uma instituição pública mexicana de pesquisa e educação nos níveis médio superior, superior e pós-graduação, fundada na Cidade do México em 1936 durante o governo do Presidente Lázaro Cárdenas del Río.

É uma instituição educativa laica, gratuita do Estado, reitora da educação tecnológica pública no México, líder na geração, aplicação, difusão e transferência do conhecimento científico e tecnológico, criada para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e político da nação. Para conseguir isso, sua comunidade é formada integralmente por profissionais nos níveis médio superior, superior e pós-graduação, realiza pesquisa e estende à sociedade seus resultados com qualidade, responsabilidade, ética, tolerância e compromisso social.

Compartir