12 Agosto 2020Brasil
  • Companhia líder em tecnologia da informação possui recursos avançados para gerar mais eficiência ao setor nos próximos anos. Com experiência global, hoje a empresa já contribui para o acesso de 50 milhões de pessoas à água potável

 
São Paulo, 12 de agosto de 2020.
– A nova lei do setor de saneamento aprovada recentemente pelo Congresso deve trazer mudanças significativas em nível nacional. De maneira simples, o novo marco prevê licitações para serviços de água e esgoto, permitindo às empresas privadas entrarem nessas concessões. De olho nesse novo cenário, a Minsait, uma empresa Indra, acredita que as companhias que atuam – ou pretendem atuar – no setor vão buscar por mais tecnologia para se tornarem cada vez mais competitivas e eficazes. E a companhia quer ajudá-las nesse processo rumo à jornada digital.

A Minsait já fornece diferentes serviços para o setor: da aplicação de soluções que facilitam a cobrança de clientes até a implantação de softwares capazes de aperfeiçoar a medição de consumo, a companhia está lá. E pretende ganhar cada vez mais espaço, investindo essencialmente em novas tecnologias e na integração entre equipes de desenvolvimento de software e os times táticos da operação.

Em escala global, os serviços trazem resultados bastante significativos: hoje, mais de 50 milhões de pessoas têm acesso à água graças à tecnologia da Minsait. Especificamente na América Latina, a companhia desenvolve projetos com a AySA (Agua y Saneamientos Argentinos SA), empresa que atende a cidade de Buenos Aires, e implanta suas soluções para o gerenciamento de ordens de serviço em mobilidade no Instituto Costarriquenho de Aquedutos e Esgotos. Na região, a Minsait também é uma empresa parceira da OSE, a companhia de água de Montevidéu.

“No Brasil, nosso intuito é o de expandir serviços como a remodelagem de arquitetura de TI, capazes de trazer às empresas sistemas mais integrados e inteligentes. A partir dessa popularização, queremos agregar sistemas mais avançados, baseados em inteligência artificial, por exemplo”, destaca Marcelo Bernardino, head de Energia e Indústria da Minsait no Brasil.

O executivo se refere à suíte de serviços Onesait Utilities, conjunto completo de soluções focadas em responder aos desafios das empresas de água na nova era digital. Trata-se da integração de ferramentas avançadas que facilitam o controle de perdas nas redes de distribuição, bem como o gerenciamento das ações estratégicas necessárias para reduzi-las, incorporando inteligência artificial para entender o comportamento da rede e localizar vazamentos em tempo real.

Com a nova resolução no país, a companhia acredita que a demanda por soluções como essa pode crescer de forma consistente no Brasil, na medida em que a busca por eficiência deve crescer significativamente nos próximos anos. “A lei vem para desburocratizar processos e democratizar o acesso a esses serviços, o que me lembra um pouco a trajetória dos serviços de telefonia no país. Com essa nova fase, a revisão de processos deve ganhar mais espaço, o que abre a possibilidade para que companhias de tecnologia possam ajudar a reduzir perdas, por exemplo”, explica Bernardino.

Espaço para otimizar não falta. Um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2017 já mostrava que o Brasil perde quase 40% da água tratada no país com vazamentos, ligações clandestinas e erros de medição. Nesse cenário, a companhia acredita que seja possível trabalhar para gerar mais eficiência às empresas e, consequentemente, qualidade de vida aos cidadãos.

“Queremos trazer mais qualidade de vida para os cidadãos de todo o Brasil, especialmente das regiões mais carentes por serviços de água e saneamento básico. Temos as capacidades certas para apoiar as empresas do setor e trazer mais eficiência, de forma rápida e segura”, finaliza Bernardino.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No final do exercício de 2019, a Indra alcançou receitas de 3.204 milhões de euros, mais de 49.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Compartir