- O Conselho de Administração da Indra Group aprovou a nomeação após uma reunião extraordinária, na qual Marc Murtra apresentou formalmente a sua renúncia ao cargo de Diretor e Presidente Executivo da empresa

Lisboa, 20 de janeiro de 2025 – Realizou-se ontem uma reunião extraordinária do Conselho de Administração da Indra Group, na qual Marc Murtra apresentou formalmente a sua renúncia ao cargo de Diretor e Presidente Executivo da empresa, bem como dos cargos de Presidente da Comissão Executiva e do Comité de Estratégia da Indra Group, após ter sido nomeado, no dia 18 de janeiro, Administrador e Presidente Executivo da Telefónica, S.A.
O Conselho de Administração agradece a Marc Murtra pela sua dedicação e trabalho, valorizando muito positivamente a sua contribuição, enquanto Presidente, para a promoção e concretização de uma transformação muito relevante da Indra Group e de um sólido projecto empresarial para os próximos anos.
O Conselho de Administração adotou as seguintes deliberações:
- Aprovar, mediante parecer favorável da Comissão de Nomeações e Governo Societário, a nomeação, por procedimento de cooptação, de Ángel Escribano Ruiz como diretor do grupo.
- Com o objetivo de assegurar uma transferência adequada da presidência executiva da sociedade, nomear Ángel Escribano como Presidente Executivo do Conselho de Administração e conferir-lhe as mesmas funções executivas, no âmbito societário e institucional, que as atribuídas a favor de Marc Murtra, além das relativas ao seu cargo de Presidente do Conselho de Administração, que será exercido em coordenação com a orientação operacional e de negócios, do CEO, José Vicente de los Mozos.
- Da mesma forma, de acordo com o disposto no artigo 249.3 da Lei das Sociedades de Capital Espanhola (“Ley de Sociedades de Capital”), o Conselho de Administração, antes de um relatório favorável da Comissão de Remunerações, concordou em aprovar o contrato de serviços executivos de Ángel Escribano, que mantém as mesmas condições remuneratórias do antigo Presidente Executivo, Marc Murtra, bem como a atribuição de poderes suficientes para o exercício das funções acima referidas.
As resoluções acima descritas garantem a continuidade na implementação do Plano Estratégico 2024-2026, e são apoiadas pelos principais acionistas da empresa.
Perfil de Ángel Escribano.
Fundador da empresa Mecanizados Escribano, em conjunto com o pai e o irmão Javier, em 1989, Ángel Escribano foi até agora presidente do Grupo EM&E. Com o seu irmão Javier, foi o arquiteto da remodelação de uma empresa que começou por fabricar peças mecânicas de acordo com especificações de terceiros, passando mais tarde a desenhar, desenvoverl e fabricar sistemas de defesa complexos, como estações de armas de controlo remoto, sistemas eletro-ópticos e kits de munição guiada.
Ángel Escribano conta com experiência profissional em praticamente todas as áreas operacionais da empresa, completando a sua formação em diferentes departamentos, desde a operação de máquinas CNC à gestão comercial, bem como em diversas tarefas de planeamento de operações e gestão de qualidade.
É membro do Conselho de Administração das empresas TESS DEFENSE e SMS.
Sobre a Indra Group
A Indra Group é uma holding que promove o progresso tecnológico, que inclui a Indra, empresa global em defesa, tráfego aéreo e espaço; e a Minsait, líder em transformação digital e tecnologias da informação em Espanha e na América Latina.
A Indra Group impulsiona um futuro mais seguro e conectado através de soluções inovadoras, relações de confiança e o melhor talento. A sustentabilidade faz parte da sua estratégia e cultura, com o objetivo de responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No final de 2023, a Indra Group tinha um volume de negócios de 4.343 milhões de euros, mais de 57.000 colaboradores, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.
Presente em Portugal desde 1997, a Indra conta com escritórios em Lisboa, Porto e Amarante, tendo uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização para o desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços. A empresa integra alguns dos projetos mais inovadores que são chave para o desenvolvimento económico e tecnológico do país nos seus setores de atuação.
