16 June 2015Spain
  • Indra implantou todas as estações de telecomando e telecontrole e de subida de dados de navegação que gerenciam os satélites Galileo
  • Distribuída por todo o planeta, esta rede de estações respalda serviços críticos como o de busca e salvamento e também o de ajuda à navegação aérea e marítima
  • A Indra também será responsável pela manutenção e evolução das estações

A Indra fechou um contrato para implantar em Papeete (Polinésia Francesa) uma nova estação de Telecomando e Telecontrole (TT&C), com o qual será ampliado o segmento terreno do sistema europeu de posicionamento global Galileo. O contrato foi assinado com a companhia Airbus Defence and Space in UK, de acordo ao programa financiado pela União Europeia. O projeto contempla também a manutenção e evolução até 2016 de todas as estações TT&C por um valor global de 7,3 milhões de euros.

A nova estação de Papeete reforçará o segmento terrestre do Galileo para que possa assumir o controle de uma constelação de satélites que passará dos 8 que existem atualmente em órbita aos 30 satélites com os quais contará em 2020, quando esteja completo o sistema.

A multinacional tecnológica fechou este contrato após a implantação de toda a rede de estações TT&C e Uplink que gerenciam atualmente a partir da terra os satélites do sistema Galileo. As estações terrestres são, junto aos centros de controle da Alemanha e Itália, os elementos chave do segmento terrestre.

Concretamente, a Indra implantou as quatro estações de Telecomando e Telecontrole (TTC) que atualmente encontram-se operativas. Estas estações monitoram a posição dos satélites em órbita e enviam as ordens para o seu controle. Além disso, também implantou as 10 estações Uplink (ULS) que enviam os dados de navegação e integridade.

Estas estações encontram-se distribuídas ao redor de todo o planeta para assegurar que possam enviar e receber dados de qualquer dos satélites a todo momento, sem importar a posição dos mesmos. Entre outras localidades, foram implantados em Kourou (Guiana Francesa), Kiruna (Suécia), Noumea (Nueva Caledonia), Ilha Reunión (território francês) e Svalbard (Noruega).

Além disso, a Indra é responsável pelos computadores centrais e o software de controle e processamento da rede de estações (GSS), que monitoram os sinais que enviados pelos satélites Galileo. Estas estações estão implantadas em mais de 15 locais ao redor de todo o planeta.

De seu perfeito funcionamento depende que serviços críticos como a busca e salvamento – um dos primeiros que o Galileo começou a facilitar -, estejam disponíveis a todo o momento e sejam confiáveis. A esta primeira capacidade se somarão no futuro muitas outras, relacionadas com setores tão distintos como o transporte, a navegação, segurança das infraestruturas críticas e construção, por citar apenas alguns.

Galileo é, até o momento, a iniciativa espacial mais ambicioa impulsionada pela Comissão Europeia e a Agência Espacial Europeia. A Indra participou no desenvolvimento de toda a infraestrutura de terra desde as primeiras fases do projeto. A qualidade dos desenvolvimentos realizados tornou a Indra um importante parceiro dentre deste complexo programa multinacional.

O conhecimento adquirido pela companhia desde que começou a trabalhar neste programa há mais de uma década situa a Indra em uma posição notável para aproveitar as oportunidades de negócio que surgirão quando o sistema entre em operação e os clientes finais demandem serviços relacionados.

 

Sobre a Indra

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 6.500 profissionais e uma ampla cobertura geográfica, com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro softwares labs. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem os setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.

A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia da América Latina e Europa. A companhia oferece soluções, serviços de Tecnologia da Informação e sistemas integrados para clientes em todo o mundo. A Indra possui um modelo de negócio diferenciado, baseado em suas próprias soluções (cerca de 65% do total da receita em 2014) com clientes líderes em diversos países. Em 2014, obteve receita de 2,9 bilhões de euros e registrou um total de 39.000 funcionários. A empresa tem presença em 46 países e projetos em 149 países.

Share