- Estudantes espanhóis, argentinos, brasileiros, chilenos, colombianos e mexicanos procedentes de diferentes universidades irão colaborar e concorrer para alcançar o prêmio final, um contrato com a multinacional de TI
- As equipes participantes terão que resolver vários enigmas baseados em projetos reais da Indra, utilizando novas tecnologias e formando equipes com pessoas de várias nacionalidades
- O objetivo é confrontar os estudantes com os desafios que encontrarão no mundo empresarial de hoje
A Indra, a multinacional de TI número 1 na Espanha e uma das principais da Europa e América Latina, em colaboração com a Universia, o portal das universidades espanholas e latino-americanas, acaba de lançar o concurso universitário internacional Future Minds Competition, baseado nas novas formas de trabalhar que permitem as tecnologias da informação, assim como na multiculturalidade.
O prêmio final consiste na incorporação à multinacional de TI em um dos países participantes do concurso, com a opção de tratar-se de um destino internacional em um país diferente ao de origem. Assim, os estudantes poderão viver uma experiência internacional desde o início de sua trajetória profissional, desenvolvendo um perfil global, muito demandado no meio profissional atual.
O objetivo do concurso é confrontar os estudantes com os desafios que irão encontrar no mundo empresarial de hoje: trabalhar com ferramentas colaborativas e em ambientes virtuais, desenvolver habilidades diferentes à capacitação técnica, como o trabalho em equipe e, além disso, fazê-lo em um cenário multicultural.
Nesta primeira edição do concurso, a Indra vai contar com quatro universidades espanholas e três latino-americanas, com as que já mantinham um estreito relacionamento: as faculdades de Telecomunicações e Industriais da Universidade Politécnica de Madri, a Universidade Carlos III de Madri, a Universidade Politécnica de Catalunha e a Universidade Politécnica de Valência, na Espanha; o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, no México; a Universidade Mackenzie, no Brasil; e a Universidade Tecnológica Nacional da Argentina. Além disso, irão participar duas equipes formadas por estudantes do Chile e da Colômbia selecionados com a colaboração da Universia.
As universidades têm selecionado entre seus estudantes do último período aqueles que participam no concurso a partir de hoje, 16 de março. Para isso, levou em consideração seu histórico, assim como suas competências e habilidades, conforme o perfil que demanda a multinacional de TI.
As 10 equipes resultantes, que vão contar com três estudantes mais um reserva, terão que resolver vários enigmas baseados em projetos reais da Indra, de diferentes áreas da companhia: a realização do processo eleitoral para uma importante prefeitura européia, o desenvolvimento de um centro de simulação, a página Web de um clube de futebol ou o serviço de atendimento a pacientes do serviço de saúde de uma grande cidade.
Uma primeira fase virtual conduzirá até a final em Madrid
A primeira fase vai ser desenvolvida em um ambiente virtual desenhado pela Indra, em colaboração com a Avanzo como parceiro educativo e será oferecida para os universitários uma experiência internacional, já que os participantes de uma faculdade espanhola e uma latino-americana formarão uma única equipe e terão que colaborar na resolução de um dos enigmas propostos. Através de uma plataforma colaborativa de acesso restrito poderão comunicar-se, publicar documentos e contatar aos responsáveis do enigma na Indra. Desta forma, os estudantes têm a oportunidade de utilizar as novas tecnologias e conhecer as novas modalidades de relacionamento no meio empresarial, colaborando em tempo real com pessoas de diferentes países, em linha com a evolução que estão vivendo as organizações atualmente.
As cinco equipes com pessoas de várias nacionalidades resultantes irão se confrontar durante duas semanas para alcançar a fase final. Para isso, terão que apresentar um resumo executivo e um breve vídeo com a resolução do enigma. Os participantes poderão comunicar-se e apresentar seus trabalhos em espanhol, português ou inglês.
Duas destas equipes de várias nacionalidades se classificarão para a fase final, que acontecerá nos dias 14 e 15 de abril em Madri, na qual competirão de forma presencial e separando-se novamente em duas equipes espanholas e duas latino-americanas. Esta última fase combinará atividades lúdicas e de conhecimento da Indra com a resolução dos enigmas. Todos os estudantes das quatro equipes que tenham se classificado para essa fase receberão de presente uma prancheta eletrônica.
O prêmio do concurso Future Minds Competition para os três estudantes ganhadores é o compromisso de incorporação à Indra em um dos países que participam do concurso, ou seja, México, Brasil, Argentina, Colômbia, Chile ou Espanha, uma vez finalizados seus estudos. Terão a opção, se assim o desejarem, escolher um destino internacional ou um país diferente ao de origem.
Votação dos vídeos na Web da Indra
Os vídeos com a resolução dos enigmas estarão publicados na página Web da Indra www.indracompany.com para votação por outros estudantes. O objetivo é tornar pública a evolução do concurso e envolver a comunidade universitária. Também serão utilizadas as redes sociais para incentivar a participação através dos espaços criados pela Indra no Facebook e no Twitter. As votações poderão ser realizadas durante duas semanas, entre o dia 28 de março e 11 de abril.
A gestão do talento na Indra
Como companhia tecnológica, inovadora e global, com este concurso a Indra pretende oferecer uma experiência internacional para os estudantes através das ferramentas de trabalho virtual.
A captação, desenvolvimento e retenção do talento é uma área fundamental para a sustentabilidade da Indra e é por isso, uma prioridade estratégica. A companhia mantém relações com mais de 150 universidades e centros de pesquisa mediante cátedras, acordos e projetos de P&D, que permitem captar profissionais e acessar às novas tecnologias. O objetivo é de tornar-se uma referência internacional no modelo de colaboração e transferência tecnológica universidade-empresa.
As boas práticas da Indra na gestão do talento têm contribuído para tornar-la em uma das companhias líderes no mundo todo em sustentabilidade. A companhia renovou sua presença no Índice de Sustentabilidade da Dow Jones pelo quinto ano consecutivo e é novamente a líder do sub-setor de Serviços de TI e da Internet.
Indra no Brasil
A Indra está presente no Brasil desde 1996, conseguindo ao longo destes anos, uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações e indústria e consumo.
A companhia se destaca no país pela sua experiência no mercado de energia e utilities, onde a multinacional tem se posicionado como referência, apontando o crescimento de seus profissionais e tecnologia de ponta. No Brasil possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes.
Do mesmo modo, a Indra trabalha no Brasil com importantes companhias de setores como telecomunicações e indústria e consumo, além disso, mantém contrato de BPO com importantes companhias aéreas do país.
Sobre a Indra
A Indra é a multinacional de Tecnologias da Informação número 1 na Espanha e uma das principais da Europa e América Latina. É a segunda companhia europeia do seu setor em investimentos em P&D, com cerca de 500 milhões de euros investidos nos últimos três anos. As suas vendas em 2010 foram de 2.557 M€ e sua atividade internacional atingiu 40%. Conta com mais de 30.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.