11 March 2015Spain
  • Os conteúdos e serviços da plataforma digital de assessoramento para empreendedores são incluídos ao programa YUZZ para ajudar os jovens a elaborar planos de negócio baseados em ideias inovadoras de base tecnológica.
  • A Fundação Princesa de Girona, a Indra e o Centro Internacional Santander Empreendimento (CISE) assinaram um acordo que torna possível a colaboração.

O Programa YUZZ "Jovens com Ideias", dirigido pela CISE com o patrocínio do Banco Santander, promoverá entre seus participantes a utilização dos conteúdos e serviços de ajuda e consultoria da plataforma digital "Empreender é Possível" para unir forças e aproveitar sinergias no objetivo comum de impulsionar o talento jovem e o empreendedorismo.

A Fundação Princesa de Girona e a Indra, criadoras e promotoras do portal on-line "Empreender é possível", e a Fundação da Universidade de Cantábria para o Estudo e a Pesquisa do Setor Financeiro (UCEIF), onde o Centro Internacional Santander Empreendimento (CISE) está integrado e que é coordenado pela YUZZ, assinaram um acordo que facilita essa parceria.

O acordo foi divulgado no âmbito da primeira jornada YUZZ realizada na sede da Indra em Madri, em que foram explicadas as funcionalidades da plataforma on-line aos jovens participantes da edição 2015 dos centros de Madri e suas imediações. A jornada também pode ser acompanhada em streaming dos outros centros YUZZ da Espanha.

Tanto a Indra quanto a Fundação Princesa de Girona colaboram regularmente há muitos anos para o desenvolvimento do programa YUZZ e juntamente com os promotores dessa iniciativa, a UCEIF e a CISE, consideram que a utilização do portal "Empreender é possível" poderá ser de grande utilidade para ajudar na assessoria dos jovens participantes que querem se lançar e construir o seu próprio negócio.

YUZZ e "Empreender é possível".

O YUZZ, é um programa dirigido a jovens de 18 a 30 anos que oferece, durante cinco meses, apoio, capacitação e assessoramento para desenvolver planos de negócios baseados em ideias e de base tecnológica. Em suas cinco edições anteriores foram criadas mais de 500 empresas e no último ano participaram 600 empreendedores com 378 projetos.

Por sua vez, "Empreender é possível" é uma plataforma de colaboração, aberta, simples, flexível e útil para todos os empreendedores lançados em 2012 pela Fundação de Girona e pela Indra. Oferece informações, uma visão global e unificada do "ciclo do empreendedor", aglutinando e colaborando com outras iniciativas já existentes. Além de oferecer informações, permite que o empreendedor acesse as ferramentas e utilidades para definir uma ideia e desenvolver seu plano de negócio com base em um modelo metodológico, especificamente, o método Canvas. Facilita a passagem da ideia para o plano de negócio de maneira natural e guiada.

Conta também com um market place para entrar em contato com os empreendedores com business angels, potenciais investidores e, inclusive, possíveis sócios colaboradores com ideias de negócio semelhantes. Proporciona também aos empreendedores que pedem um serviço de monitoramento e coaching, para ajudá-los a levar os novos negócios mais longe do que inicialmente previsto, apoiando, por exemplo, sua internacionalização e o uso intensivo das últimas tecnologias.

A Indra e os empreendedores

A inovação está no DNA da Indra, é a base de seu negócio, o eixo de sua sustentabilidade como empresa e a chave da diferenciação de sua oferta de soluções e serviços. Em seu modelo de inovação aberta, a Indra incentiva o espírito empreendedor para favorecer o desenvolvimento de um ecossistema mais inovador.

O compromisso da Indra com o empreendimento reflete em sua colaboração com iniciativas como o concurso internacional Drones For Good, lançado pelo governo de Emirados Árabes Unidos com o objetivo de impulsionar as aplicações civis inovadoras dos veículos não tripulados.

A companhia também apoia e participa de iniciativas de várias universidades, tais como Emprende UC3M, Complu Emprende, ActúaUPM e AtrEBT; e a Unltd Spain, empresa internacional de apoio aos empreendedores, entre outros.

Como multinacional, a Indra também desempenha um importante papel trator que impulsiona outras companhias menores, startups e spin-offs, fomentando o empreendedorismo e o intraempreendedor -dos próprios profissionais da companhia- para alimentar esse ecossistema inovador. A multinacional colabora ativamente com mais de 444 PMEs inovadoras tanto mediante contratos quanto mediante a participação conjunta em projetos de I+D+i.

 

Sobre a Indra

Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia, líder na Europa e na América Latina e, está em plena expansão em outras regiões de economias emergentes. A Inovação é à base de seu negócio, altamente focada no cliente e na sustentabilidade. A multinacional está entre as primeiras companhias europeias de seu setor por investimento em I+D+i, com mais de 583 M€ investidos nos últimos três anos. Com vendas que chegam a 3.000 M€, conta com 43.000 profissionais e com clientes em 148 países.

Sobre a Fundação Princesa de Girona

A Fundação Princesa de Girona compreende o apoio aos jovens como uma forma de potencializar a capacidade das novas gerações na construção de uma sociedade melhor e mais solidária, com atendimento especial para os jovens oriundos de ambientes menos favorecidos. Seu objetivo principal é proporcionar aos jovens ferramentas com as quais possam impulsionar sua trajetória pessoal e profissional, estimulando sua capacidade empreendedora, seu talento e a troca de conhecimento. A FPdGi concentra sua atuação em quatro linhas estratégicas: o incentivo ao empreendedorismo, a melhoria da empregabilidade e a inclusão no mercado de trabalho; a promoção do sucesso escolar e o desenvolvimento do talento e das vocações.

Sobre o CISE

O Centro Internacional Santander Empreendimento é uma iniciativa nascida do Banco Santander, por meio do Santander Universidades, o Governo de Cantábria e a Universidade de Cantábria, mediante a Fundação UCEIF, para promover o empreendedorismo das pessoas, grupos e empresas.

Desde a sua criação em 2012, o CISE foi capaz de projetar, consolidar e difundir programas inovadores que promovem a cultura, a pesquisa e a formação empreendedora, tais como o CISE-Babson Symposium for Entrepreneurship Educators, o Programa Yuzz, o Projeto GEM Espanha, um  Mestrado em Empreendimento, e os programas DOC-E para pesquisadores e doutorandos e “e2: estudante x empreendedor”, para universitários e estudantes da FP. Mais Informação no site www.cise.es.

Sobre o Santander Universidades

O Banco Santander promove essa iniciativa por meio do Santander Universidades, que mantém mais de 1.100 convênios com universidades e centros de pesquisa em todo o mundo. Desde 1996, o Santander Universidades centra a ação social do banco, que destinou mais de 1.000 milhões de euros em diversas iniciativas e projetos universitários. Mais Informações nos sites: www.santander.com/universidades e www.becas-santander.com.

Share