21 December 2016Spain
  • A solução de gestão de túneis Horus da empresa forma diferentes sistemas inteligentes de transporte para controlar, de forma segura e centralizada, a nova infraestrutura, o que permite, ao soterrar o tráfego, melhorar a mobilidade na cidade e recuperar o rio para seus habitantes.
  • Este contrato, voltado ao projeto de desenvolvimento urbano sustentável mais importante abordado em Medellín nas últimas décadas, reforça a Indra como líder tecnológico no controle do tráfego  transporte na cidade
  • A solução, própria da Indra, para a gestão integral de túneis, Horus, é consolidada como uma das mais avançadas do mundo, com referências em países como Reino Unido, Irlanda, Portugal, México, Chile, Argélia, Marrocos, Irã, Índia e China.

A Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, desenvolveu um novo projeto em Medellín (Colômbia) para implantar a tecnologia de controle e os Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) no túnel do Parque Rio Medellín, recém-inaugurado na cidade colombiana, no valor de 1,7 milhões de euros.

Parque Rio Medellín é o projeto de desenvolvimento urbano sustentável mais importante abordado na cidade nas últimas décadas, o qual pretende melhorar a situação ambiental de Medellín, recuperar o rio para seus cidadãos e continuar otimizando a mobilidade. O projeto incluiu o soterramento da Autopista Sul no trecho de 392 metros, e aumentou o número de pistas existentes de quatro para sete.

A Indra equipou o centro de controle desse túnel coma sua solução de desenvolvimento próprio Horus, que permite a gestão integrada dos diferentes subsistemas da infraestrutura, assim como dos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) instalados no túnel. A empresa também forneceu os sistemas ITS, como os sistemas de detecção automática de incidentes e videovigilância, através de um circuito fechado de televisão, sistemas de sinalização, detecção de incêndios, rede de comunicações, controle de iluminação, ventilação e megafones, estação meteorológica,  postos de apoio, entre outros.

Graças a esta tecnologia, os operadores do túnel podem controlar, a qualquer momento, o estado da infraestrutura e do tráfego, e dispor de informação em tempo real para a tomada de decisões. O alto nível de automatização das operações facilita a gestão rápida e precisa de tudo o que acontece no túnel, tanto na gestão cotidiana como em situações de emergência. A solução da Indra possibilita, também, oferecer informação em tempo real e maior segurança e qualidade do serviço aos motoristas, contribuindo para reduzir o risco de incidentes e otimizando o atendimento.

A solução Horus da Indra é uma das mais avançadas do mundo, com projetos de última geração que atendem os mais exigentes padrões de segurança internacional. Os túneis equipados com sistemas de controle da Indra são os mais bem avaliados em todas as pesquisas EUROTAP realizadas desde a publicação da Diretriz Europeia de Segurança de Túneis CE 54/2004.

Neste mesmo ano de 2016, a empresa abasteceu, com sua solução Horus, o túnel de Marao, em Portugal, o mais longo da península ibérica, e o túnel do Renascer, o quarto mais longo da América Latina em operação, localizado na pista dupla da rodovia Bogotá-Villavicencio (Colômbia). Atualmente, a Indra está desenvolvendo projetos para o túnel de Bouira, localizado na rodovia mais importante da Argélia; o túnel de Chenani, na Índia, o maior do sudeste asiático; ou o túnel da linha 2 do metrô de Mashad, no Irã, entre outros. Também conta com referências na Espanha, México, Chile, Montenegro, Irlanda, Marrocos e China, entre outros países.

Tecnologia líder para a mobilidade de Medellín

Este novo projeto reforça a Indra como líder tecnológico no controle do tráfego e do transporte em Medellín, onde desenvolveu e implantou um sistema intermodal de transporte público pioneiro no país e um sistema completo para a gestão do tráfego. Medellín é reconhecida internacionalmente por sua aposta na mobilidade sustentável, com prêmios como o MobiPrize 2015, por suas inovadoras e integradoras soluções de mobilidade, com o destaque concedido, em 2013, pelo Wall Street Journal e pelo Citigroup como a "Cidade mais inovadora do mundo", o "International Sustainable Transport Award 2012", além de ter sido escolhida, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como a "Cidade modelo da América Latina em implementação de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS)".

O sistema integrado de controle de tráfego e os sistemas inteligentes de transporte (ITS) implantados pela Indra na cidade permitem o acompanhamento contínuo da evolução do tráfego e o monitoramento em tempo real dos diferentes subsistemas de controle. Ao reunir os dados atuais e históricos, facilitam também a análise e a consolidação da informação para a tomada de decisões sobre mobilidade. Deste modo, possibilitam aumentar a segurança, otimizar o fluxo de veículos e reduzir os tempos de circulação, custos e impacto ambiental. Esta tecnologia conseguiu também reduzir o tempo médio de resposta de incidentes de 35 minutos, em 2007, para os 17 minutos gastos atualmente, e diminuiu o número de acidentes em 18%.

O centro de controle de tráfego é o maior da Colômbia, devido ao número de sistemas integrados em uma única plataforma, já que recebe, integra, opera e/ou analisa a informação dos diferentes subsistemas de tráfego e de seis centros de controle independentes: Transporte Público Coletivo; Centro de Incidências; Controle de Frotas da Polícia; Planejamento Logístico de Polícia e Mobilidade; Controle de infrações; e Centro de Regulação de Semáforos.

Por sua vez, a plataforma de transporte intermodal desenvolvida pela Indra para a cidade permite integrar a gestão e operação de metrô, ônibus e bonde, de forma que os veículos se comunicam de forma unificada, colocando ênfase especial nas estações de interconexão ou ligação entre linhas. Graças ao sistema de emissão de bilhetes implantado também pela Indra, os passageiros podem acessar com um mesmo cartão sem contato o metrô, os ônibus BRT (Bus Rapid Transit), as rotas de ônibus alimentadores do metrô, as três linhas de teleférico e o bonde de Ayacucho.

Todas estas tecnologias resultam em uma melhoria da mobilidade, tornando-a mais inteligente e sustentável, e em um melhor serviço e maior qualidade de vida dos cidadãos.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, e funciona como sócio tecnológico para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. Desenvolve uma oferta integral de soluções próprias e serviços avançados e de alto valor agregado em tecnologia, aos quais adiciona uma cultura única de confiabilidade, flexibilidade e adaptação às necessidades de seus clientes. A Indra é líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas completas em campos como: Defesa e Segurança; Transporte e Tráfego; Energia e Indústria; Telecomunicações e Mídia; Serviços Financeiros; e Administrações Públicas e Saneamento. Através de sua unidade Minsait, a Indra responde aos desafios apresentados pela transformação digital. No ano de 2015, teve faturamento de 2.850 milhões de euros, 37.000 funcionários, presença local em 46 países e projetos em mais de 140 países.

Share