29 May 2017Chile
  • A empresa participa na “Plaza Tecnológica”, um ciclo de capacitação gratuita em IoT organizado pela Fundação País Digital, com o apoio da Corfo.
  • FEEP IoT Platform Sofia2 conta com uma infraestrutura integrada com capacidade de interoperabilidade em tempo real, Big Data, desdobramento em Cloud e escalabilidade, que impulsionou o desenvolvimento de soluções digitais de alto valor agregado em âmbitos como Smart Cities, Smart Home, Smart Building e Smart Health
  • A plataforma, que foi desenvolvida pela Minsait, a unidade de transformação digital da Indra, recebeu o prêmio “Open Digital Ecosystem Platform of the Year” no último TM Fórum Digital World Awards

Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, participa no ciclo de capacitações gratuitas em IoT “Plaza Tecnológica”, organizado pela Fundação País Digital, com o apoio da Corfo, desde abril até setembro deste ano.

“Plaza Tecnológica”, cujas conversas se desenvolvem em iF Costanera, comunidade de Providencia, está destinado a empresas desenvolvedoras e empreendedores com experiência em soluções IoT que queiram melhorar suas capacidades e estejam interessados em gerar redes de colaboração para fortalecer a indústria.

O ciclo conta no total com oito cursos de capacitação, entre eles, o dado hoje pela Indra sobre o funcionamento e as utilidades de sua plataforma FEEP IoT Platform Sofia2. A conversa formativa conduzida por Giancarlo Rotta, gerente da área de Mobilidade, Portais e Arquitetura da Indra no Chile.

No laboratório de introdução a FEEP IoT Platform Sofia 2, foi simulado uma aplicação IoT mediante a leitura de sensores de consumo energético, temperatura e umidade, o que permitiu entender os conceitos chaves da plataforma. É dizer que, se criou uma simulação de informação, como se os dados viessem de sensores reais, para que os assistentes pudessem criar com o Sofia2 suas próprias aplicações.

Além disso, se realizou um dashboard informativo e uma exposição de informação mediante uma API, uma interface que se usa para deixar disponível informação de um sistema para que outros possam utilizá-la. Sobre a informação recebia, e em base a algoritmos, se podem tomar decisões para dar instruções de ação a outros dispositivos. Por exemplo, se o sensor adverte que falta umidade no solo, se manda este dado ao sistema para que se ativem os sistemas de rega.

O grande “cérebro integrador”

A plataforma FEEP IoT Sofia2 (http://sofia2.com) conta com uma infraestrutura integrada com capacidades de interoperabilidade em tempo real, Big Data, desdobramento “on premise” ou em Cloud e escalabilidade. Estas características permitem que funcione como um autêntico “centro de comando”, partindo dos dados obtidos de múltiplas fontes e dispositivos, é capaz de integrá-los e gestioná-los sob regras e modelos preditivos e transformá-los em informação relevante.

No âmbito das Smart Cities, FEEP IoT Platform Sofia2atua como um grande “cérebro integrador” que impulsiona a geração de um ecossistema de colaboração entre os distintos serviços e soluções da cidade, ao tempo que se constitui em um importante canal para a projeção global das soluções construídas pelas MPEs para a cidade.

Indra também aferiu com êxito a aplicação de FEEP IoT Platform Sofia2 em Smart Health. A solução permite a interação de forma fluída entre múltiplos sistemas e dispositivos médicos constituindo um ecossistema digital aberto. A suas capacidades de processamento de informação massiva para facilitar a reação em tempo real a informação biométrica específica de cada paciente, se unem técnicas de analítica e Big Data que ajudam aos profissionais da medicina a tomar as melhores decisões.

Desta forma, FEEP IoT Platform Sofia2 também se constituiu no core do conforto integral do lar, segurança e soluções de eficiência energética. Permite a gestão de dados dos diferentes dispositivos do ecossistema digital (consumo elétrico, iluminação, termostatos, ar condicionado, detectores de presença, movimento, fumaça ou inundação, entre outros) facilitando a criação de alertas e a programação dos dispositivos de forma remota e em tempo real.

Esta solução da Indra foi premiada no último TM Forum Digital World Awards como a “Open digital ecosystem platform of the year”, por ser a plataforma líder em nível global para impulsionar a criação de ecossistemas abertos que fomentem a colaboração entre diferentes empresas y organizações.

Sobre a Indra

Indra é uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia e o sócio tecnológico para as operações chave dos negócios de seus clientes em todo o mundo. Dispõe de uma oferta integral de soluções próprias e serviços avançados e de alto valor agregado em tecnologia, que combina com uma cultura única de confiabilidade, flexibilidade e adaptação às necessidades de seus clientes. Indra é líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas integrais em campos como Defesa e Segurança; Transporte e Tráfego; Energia e Indústria; Telecomunicações e Media; Serviços Financeiros; e Administrações Públicas e Saúde. Por meio de sua unidade Minsait, Indra dá resposta aos desafios que a transformação digital apresenta. No exercício de 2016 teve ingresso de 2.709 milhões de euros, 34.000 empregados, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Sobre a Indra no Chile

Presenta no Chile desde 1995, Indra conta atualmente com mais de 800 profissionais neste país, de onde é uma das principais companhias.

Share