18 September 2017Spain
  • Ambas companhias firmaram um acordo para analisar a possibilidade de trabalhar conjuntamente na detecção, desenho e desenvolvimento de novos produtos, baseados na tecnologia de ondas milimétricas, em âmbitos como posicionamento, sinalização ferroviária, condução autônoma ou gestão energética.
  • Se trata do primeiro convênio de colaboração articulada por meio da Indraventures, o veículo da Indra para reforçar sua relação com startups, spinoffs, universidades e intraempreendedores

Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, assinou um acordo de colaboração com a startup tecnológica AutoDrive Solutions (ADS) para finalizar conjuntamente atividades de assessoria, investigação, desenvolvimento tecnológico e criação de novos produtos inovadores e disruptivos destinado ao mercado de transportes.

Se trata do primeiro convênio de colaboração articulada por meio da Indraventures, o veículo da Indra para reforçar sua relação com startups, spinoffs, universidades e intraempreendedores. Responsáveis da Indraventures identificaram a ADS como uma pyme tecnológica com objetivos comuns e tecnologias complementares as da Indra no âmbito do Transporte e apresentaram suas capacidades ao Comitê de Inovação da Indra, que impulsionou o acordo.

Com o objetivo de aproveitar ao máximo o potencial desta colaboração, Indra e ADS analisaram a possibilidade de trabalhar conjuntamente na detecção, desenho e desenvolvimento de novos produtos baseados na tecnologia de ondas milimétricas em âmbitos como posicionamento, sinalização ferroviária, condução autônoma ou gestão energética.

Entre outras ações, está previsto estudar a viabilidade técnica e econômica de aplicar a tecnologia disruptiva de posicionamento da ADS, baseada em um radar de alta frequência situado na infraestrutura mediante balizas passivas, como complemento as soluções mais avançadas da Indra, tanto para o transporte ferroviário como o tráfego rodado.

Igualmente, ambas companhias analisaram conjuntamente o mercado para identificar qualquer outra aplicação possível da tecnologia de ondas milimétricas; colaborarão no desenvolvimento de projetos de I+D+i e projetos piloto com clientes nestes ou outros âmbitos de interesse; e intercambiarão conhecimentos e fomentarão a formação e difusão dos resultados e soluções obtidos, mediante publicações, foros, feiras, etc.

Compromisso com a inovação no Transporte

Indra é uma das principais companhias do mundo em soluções avançadas para o transporte e conta com tecnologia própria de vanguarda que implementou em mais de 50 países. A companhia aposta na inovação como via para manter e consolidar sua liderança. Participa em alguns dos programas e projetos mais ambiciosos de I+D+i do setor, com exemplos como Shift2Rais, a principal iniciativa europeia de inovação em transporte ferroviário; Transforming Transport, um dos maiores projetos financiados pela EU no marco do programa Horizonte 2020; o AUTOCITS, um projeto que provará a condução autônoma em rodovias de Madrid, Paris e Lisboa.

O acordo com a ADS faz parte deste compromisso com a inovação e na aposta da Indra por fortalecer sua relação com startups e universidades e fomentar o intraempreendimento. Como parte de um modelo de inovação aberto, ágil e flexível. Indraventures é o veículo para reforçar esta relação com o ecossistema empreendedor, financiar iniciativas e aportar, em função de suas necessidades, a tecnologia, capital humano e infraestrutura da Indra, assim como seu acesso aos mercados ou sua capacidade de internacionalização

Sobre a Indra

Indra é uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, a empresa líder em tecnologias da Informação na Espanha e o sócio tecnológico para as operações chave dos negócios de seus clientes em todo o mundo. Dispõe de uma oferta integral de soluções próprias e serviços avançados e de alto valor agregado em tecnologia, que combina com uma cultura única de confiabilidade, flexibilidade e adaptação as necessidades de seus clientes. Indra é líder mundial em desenvolvimento de soluções tecnológicas integrais em campos como Defesa e Segurança; Transporte e Tráfego; Energia e Indústria; Telecomunicações e Mídia; Serviços Financeiros; Processos Eleitorais; e Administrações Públicas e Saúde. Por meio de sua unidade Minsait. Indra dá resposta aos desafios da transformação digital. No exercício de 2016, Indra teve uma receita de 2.709 milhões de euros, 34.000 empregados, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países. Além da aquisição da Tecnocom. Indra somou uma receita conjunta de mais de 3.200 milhões de euros em 2016 e uma equipe de cerca de 40.000 profissionais.

Share