- A especialista em inteligência artificial e humanidades digitais recebeu o prêmio Julián Marías de 2017 na categoria de pesquisadores com menos de 40 anos
- A Comunidade de Madri concede este prêmio a pesquisadores com uma trajetória de destaque
A Minsait, unidade de negócio da Indra que responde aos desafios que desenvolve a transformação digitais de seus clientes, conta com uma pesquisadora de prestígio internacional, que acaba de receber o importante prêmio Julián Marías 2017, na categoria “pesquisadores com menos de 40 anos”. Trata-se de Elena González-Blanco, responsável pelo desenvolvimento de produto de Inteligência Artificial na Minsait.
Especialista na área de tecnologia linguística, Elena González-Blanco lidera o POSTDATA, um projeto de pesquisa europeu H2020 de excelência ERC sobre poesia e web semântica, com um orçamento de mais de um milhão de euros. Foi diretora e fundadora do primeiro laboratório de inovação em humanidades digitais em espanhol: www.linhd.es., a Presidenta da Associação de Humanidades Digitais Hispânicas e a Secretaria da Alliance for Digital Humanities Organizations. É, além disso, membro da Comissão Executiva da European Association for Digital Humanities, do Centernet Committee for DH centers, do Scientific Advisory Board da infraestrutura europeia de pesquisa em tecnologia linguística www.clarin.eu, e da direção do Global Outlook: Digital Humanities. É Doutora em Filologia Hispânica, com Prêmio Extraordinário e 1º Prêmio Nacional de Licenciatura em Filologia Hispânica e Filologia Clássica. Mestre em Bibliotecas Digitais da UC3M, foi docente e pesquisadora na Harvard University (2 anos como Teaching Assistant), King’s College, UNAM e Bonn. Fala inglês, francês, alemão e italiano e é mãe de 4 filhos. Foi, além disso, eleita uma das “Top100 Mulheres Líderes na Espanha” (www.lastop100.com) nas duas últimas edições, 2016 e 2017.
A inteligência artificial, uma aposta para o futuro
A inovação faz parte do DNA da Indra. A Minsait, como uma unidade especializada em transformação digital, está explorando as possibilidades que a inteligência artificial oferece no âmbito do processamento da linguagem natural. Concretamente está desenvolvendo sistemas de processamento aplicados ao idioma espanhol, um elemento diferencial para empresas da Espanha e América Latina. O foco multidisciplinar das equipes da Minsait, nos quais se encontram especialistas em analítica, ciber-segurança, cloud ou Big Data, está possibilitando o desenvolvimento de projetos de inovação que, em breve, tornar-se-ão soluções de negócio direcionadas ao impacto.
Entre os primeiros protótipos encontram-se um gestor inteligente de documentação para processos hipotecários que permite automatizar a extração de informação de documentos notariais (como notas simples ou escrituras), robotizar o processo de introdução da informação nas bases de dados do gestor documental de BPO e gerar de forma automática relatórios; um sistema inteligente de detecção de fraude para o setor bancário e o setor segurador que alia analítica avançada e tecnologias da linguagem, bem como diferentes pilotos para a detecção de causas de falta de pagamento ou a otimização no atendimento ao cliente a partir das chamadas recebidas em um call center.
A inteligência artificial aglutina diversas tecnologias emergentes que, conforme muitos especialistas, transformarão a forma com a qual trabalhamos e relacionamo-nos com companhias e instituições nas próximas décadas. A Minsait estima que a implementação de soluções baseadas na inteligência artificial permitirá que seus clientes reduzam os custos operacionais de entorno em 20%. Além das melhoria em termos de eficiência, o processamento massivo de dados e as capacidades cognitivas avançadas possibilitarão novos modelos de negócio e de relação com os clientes.
Sobre a Minsait
A Minsait (www.minsait.com) é a unidade de negócio da Indra que responde aos desafios que a transformação digital desenvolve para empresas e instituições. Sua oferta direcionada aos resultados imediatos e tangíveis. A Indra agregou à Minsait sua carteira de soluções de tecnologias e consultoria no negócio digital, que o tornaram uma das empresas líderes deste mercado na Espanha. A Minsait caracteriza-se por uma metodologia diferencial, uma ampla carteira de soluções de negócio, um modelo próprio e diferente de venda, entrega e suporte direcionado à geração de impacto e uma organização flexível baseada em equipes multidisciplinares, formadas por especialistas de perfis muito concretos. A Minsait completa a oferta dos demais setores de alto valor da Indra, favorecendo seu direcionamento aos negócios-chave de seus clientes e, com isso, será como um motor para acelerar o crescimento da Indra.
Sobre a Indra
A Indra é uma das principais companhias globais de consultoria e tecnologia, a empresa líder em tecnologias da informação na Espanha e o sócio tecnológico para as operações-chave dos negócios de seus clientes em todo o mundo. Possui uma oferta integral de soluções próprias e serviços avançados e de alto valor agregado em tecnologia, que combina com uma cultura única de confiabilidade, flexibilidade e adaptação às necessidades dos seus clientes. A Indra é líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas integrais em campos como Defesa e Segurança; Transporte e Tráfego; Energia e Indústria; Telecomunicações e Mídia; Serviços Financeiros; Processos Eleitorais; e Administrações Públicas e Saúde. Por meio da sua unidade Minsait, a Indra responde aos desafios que a transformação digital desenvolve. No exercício de 2016, a Indra teve entradas de2,7 bilhões de euros, 34.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países. Após a aquisição da Tecnocom, a Indra soma entradas conjuntas de mais de 3,2 bilhões de euros em 2016 e uma equipe de cerca de 40.000 profissionais.