30 January 2019Portugal
  • Vicente Huertas foi nomeado responsável pela Minsait, a empresa da Indra líder em consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação
  • Nuno Guilherme será responsável pela área de negócio de Transporte e Defesa da empresa
  • Portugal é uma das principais filiais da Indra na Europa, que, excluindo Espanha, representa cerca de 17% do negócio global da empresa
 
A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, renova a sua direção em Portugal. A empresa nomeou Vicente Huertas para responsável da Minsait, a empresa da Indra líder em consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação; e Nuno Guilherme assume a direção do negócio de Transporte e Defesa. 
 
Dos dois diretores dependem os cerca de 500 profissionais que trabalham atualmente nas instalações de Lisboa e do Porto e que fizeram de Portugal uma das principais filiais da Indra na Europa, onde a empresa já tem uma presença consolidada que representa aproximadamente 17% do negócio global da empresa. 
 
Ambos os responsáveis têm pela frente a missão de acelerar o crescimento da empresa em Portugal materializando todo o potencial inovador da empresa. Para tal, terão como prioridade quatro linhas de desenvolvimento estratégico: a implementação de um novo modelo operacional e organizacional; a orientação da oferta para soluções tecnológicas de maior valor acrescentado; reforçar a capacidade comercial; e melhorar a eficiência e a produtividade. Tudo isto suportado por uma profunda transformação cultural e por uma aposta firme no desenvolvimento do talento local. 
 
Vicente Huertas tem uma longa experiência na Indra, onde exerceu diferentes cargos de responsabilidade a nível internacional, especializando-se nas áreas de Outsourcing e AM, onde a empresa é uma referência. 
 
Nuno Guilherme, por sua vez, também tem uma longa experiência na Indra, onde já esteve à frente dos diferentes setores em que a empresa atua em Portugal.
 
Minsait, a empresa da Indra para liderar a transformação digital
 
Vicente Huertas chega com a missão de acelerar o crescimento do negócio digital em Portugal através da implementação da transformação operacional e da oferta da Minsait, que desde 2018 agrupa a totalidade do negócio de TI da Indra. A sua nomeação insere-se na renovação da estrutura da empresa na Europa, onde Pedro García foi recentemente nomeado para responsável de negócio em toda esta geografia com exceção de Espanha. 
 
“Queremos deixar uma marca nos nossos clientes e na sociedade portuguesa orientando-os nos seus processos de transformação digital e, deste modo, continuar a contribuir para colocar o país na vanguarda da inovação na Europa. Para tal, contamos com uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização e com uma oferta renovada, focada nas áreas de maior valor e crescimento do sector das Tecnologias da Informação”, refere Vicente Huertas.
 
Portugal é uma das principais filiais da Minsait na Europa. A empresa tem importantes projetos nos diferentes setores em que opera. No mercado de Indústria destaca-se como fornecedor de fatura electrónica, com projetos para as principais empresas do país; na área de Serviços Financeiros é parceiro tecnológico de algumas das entidades financeiras mais relevantes em Portugal, implementando soluções de gestão documental e processos de negócio bancário. A empresa também tem importantes e sólidas referências nos setores de Energia, Administração Pública e Telecomunicações.
 
Indra, empresa de referência no sector dos Transportes em Portugal
 
“A Indra tem uma experiência consolidada no sector dos Transportes português, onde opera há mais de vinte anos, o que nos coloca numa excelente posição para desenhar e construir a mobilidade do futuro no país. Queremos continuar a contribuir para a evolução das infraestruturas e da mobilidade com inovação, fiabilidade, conhecimento do negócio e tecnologia que nos diferenciam”, refere Nuno Guilherme. 
 
No mercado de Transportes, a empresa desenvolveu e implementou projetos de referência, como o sistema de bilhética do Metro de Lisboa. Na área de Tráfego, a Indra é responsável pelo centro de controlo do túnel do Marão, o mais comprido da Península Ibérica, com a solução para gestão de tráfego e túneis Horus, de desenvolvimento próprio; ou a tecnologia de controlo de tráfego e portagens em algumas das principais autoestradas do país. Atualmente a empresa lidera o consórcio do projeto Autocits, que testa a condução autónoma em centros urbanos nas cidades de Lisboa, Madrid e Paris.
 
Na área de gestão de portos, a Indra tem um Centro de Competências de Gestão Portuária, a partir do qual desenvolve projetos internacionais para implementação de soluções como a JUP (Janela Única Portuária), entre outros. E no mercado de Segurança, a empresa implementou o SIVICC (Sistema Integrado de Vigilância e Controlo) em toda a costa continental portuguesa.
 
Sobre a Minsait
 
A Minsait, uma empresa Indra (www.minsait.com), é líder em consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação em Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um elevado grau de especialização e conhecimento setorial, que complementa a sua elevada capacidade de integrar ou mundo core com ou mundo digital, a sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Concentra a sua oferta em propostas de valor de alto impacto, assentes em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite aos seus clientes atingirem impactos tangíveis em cada sector com uma abordagem transformacional. As suas capacidades e liderança são visíveis na sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.
 
Sobre a Indra
 
A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e o parceiro tecnológico para as operações chave dos negócios dos seus clientes em todo ou mundo. É líder mundial no fornecimento de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa, e a empresa líder em consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação em Espanha e na América latina através da sua filial Minsait. O seu modelo de negócio está assente numa oferta integral de produtos próprios, com um enfoque end-to-end, de alto valor e com uma elevada componente de inovação. No exercício de 2017 registou um volume de vendas de 3.011 milhões de euros, 40.000 colaboradores, presença local em 46 países e projetos em mais de 140 países. 
 
Em Portugal
 
Em Portugal desde 1997, a Indra conta com uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização para ou desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços e é um aliado estratégico em projetos chave para ou desenvolvimento económico e tecnológico de instituições e empresas.
 
Share