- Projeto deve otimizar em 80% o tempo para processar tarefas repetitivas, trazendo mais agilidade ao dia a dia dos servidores que atuam em cartórios
- Tecnologia faz com que a tramitação de processos judiciais ganhe agilidade e elimine a burocracia
- Potencial da ferramenta é dar celeridade a mais de 30 mil processos na 1ª e 2ª Varas de Executivos Fiscais da Capital
São Paulo, 23 de janeiro de 2020. – Com o objetivo de trazer mais celeridade e efetividade na prestação jurisdicional na Paraíba, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu recentemente um projeto de robotização para o Tribunal de Justiça da Paraíba. A ferramenta automatiza o processo inicial da execução fiscal e dará celeridade a mais de 30 mil processos da 1ª e 2ª Varas de Executivos Fiscais da Capital.
Trata-se de algo inovador no setor público brasileiro. “Desenvolvemos essa ferramenta em aproximadamente três meses e estamos muito orgulhosos do potencial que apresenta para o Estado. Ao substituir parte de atividades manuais desempenhadas pelos servidores estaduais e substituí-las por atividades robotizadas, conseguimos resolver processos de forma cada vez mais ágil e eficaz”, afirma Felipe Mesquita, gestor operacional do Norte-Nordeste da Minsait no Brasil.
Como parte desta iniciativa de robotização também foi padronizado o fluxo de trabalho da 1ª e 2ª Varas de Executivos Fiscais, trazendo ainda mais agilidade na execução das atividades, além da eliminação de tarefas manuais. Além disso, esta iniciativa de robotização é baseada em arquitetura open-source, facilitando a adoção pelos órgãos públicos.
O potencial de RPA (Robotic Process Automation) para o setor privado é amplamente conhecido. Estudos recentes estimam que 72% das empresas devem usar RPA em 2020, algo que deve se tornar universal nos próximos cinco anos. Contudo, esse tipo de ferramenta no setor público ainda é pouco utilizado, especialmente no Brasil.
Algumas razões para a adoção da robotização nas empresas são: tornar os processos mais ágeis, reduzir erros por questão de padronização e compliance, melhorar a experiência do cliente, como estratégia de crescimento enxuto, dentre outras.
“Esperamos contribuir cada vez mais para a adoção desse tipo de ferramenta no setor público. Tal como os procedimentos judiciais, muitas outras atividades, em diversos setores, podem ser automatizadas, gerando eficiência para os Estados”, destaca Marcos Mota, diretor de Administração Pública da Minsait no Brasil.
“O Tribunal de Justiça está fazendo história”. Foi assim que se referiu o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, ao falar sobre o Robô Acelerador de Executivos Fiscais, lançado na tarde do dia 28 de novembro, no Fórum Cível da Comarca de João Pessoa. A ferramenta, implantada nos Cartórios da 1ª e 2ª Varas de Executivos Fiscais, possibilita a otimização do trabalho cartorário, como a confecção de cartas de intimação, citação, notificação, dentre outros, de forma que dará celeridade à tramitação de mais de 30 mil processos dentro do prazo de um mês.
O presidente do TJ, desembargador Márcio Murilo, também explicou que o robô otimizará em 80% o tempo de trabalho dos servidores dos cartórios. “É um grande passo. Temos que comemorar. Vejo esse fato como histórico. O servidor, a partir de agora, terá mais tempo para executar as tarefas com maior grau de complexidade, em vez de trabalhar em atos processuais repetitivos virtuais. A mudança de visão laboral começa agora”, salientou.
Sobre a Minsait
A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.
Indra no Brasil
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.
Sobre a Indra
A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.