15 July 2021Brazil
  • A empresa já havia sido certificada em maio de 2020 na ISO 37001 pelo seu compromisso para erradicar qualquer comportamento que possa ser considerado antiético ou irregular e por demonstrar ter implementadas medidas para prevenir, detectar e combater o suborno
  • A companhia aplica seu Modelo de Prevenção de Riscos Penais em todas as suas subsidiárias no mundo, promovendo uma cultura de compliance e prevenção de qualquer atividade ilegal

A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, renovou no mês de maio sua certificação na ISO 37001 “Sistemas de Gestão Antissuborno” em suas quatro subsidiárias no Brasil. A certificação traz o reconhecimento da qualidade e da transparência do sistema implantado pela empresa no país e de seu esforço para evitar e erradicar qualquer comportamento ilegal ou antiético.

O Sistema de Gestão Antissuborno (“SGAS”) da Indra no Brasil é baseado no Modelo de Prevenção de Riscos Penais, ou seja, o Programa de Compliance da Indra, o qual é global e visa promover uma cultura de conformidade e impedir qualquer atividade que viole a legalidade na área de seus negócios. A Comissão de Auditoria e Compliance (“CAC”) do Conselho de Administração da Indra é o mais alto órgão de supervisão e controle do Modelo e a Unidade de Compliance é responsável pela implementação e execução deste em todos os países.

A manutenção da certificação foi concedida depois da conclusão de um processo rigoroso de auditoria, realizado pela QMS Certification Services, e atesta que a liderança do SGAS é realizada pela diretoria local, com suporte direto da Unidade de Compliance global.

Entre outros, o Relatório de Auditoria destaca como pontos positivos: a robusta sistemática de due diligence de clientes; a disponibilidade e transparência das equipes; a rotina de controles de parceiros realizada internamente pelos times de Compras, Assessoria Jurídica, Unidade de Compliance e Controle de Gestão; o sistema e o fluxo do processo comercial referente às oportunidades, analisados de maneira minuciosa pelo Comitê de Controle de Ofertas; e a análise de riscos realizada pela Assessoria Jurídica nos contratos a serem celebrados com os parceiros e clientes. 

A manutenção da certificação na ISO 37001 no Brasil contribui para alinhar os objetivos de qualidade e transparência da empresa com seus objetivos estratégicos comerciais, uma vez que, ao avaliar seu sistema de gestão por meio de uma empresa certificadora, reforça a confiança que mantém com todos os seus públicos de interesse.

Esta renovação também se configura como uma resposta a novos requisitos exigidos pelas entidades públicas, uma vez que em abril deste ano foi promulgada a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133 / 21), que passou a exigir o que antes era solicitado somente por alguns estados no Brasil: a obrigatoriedade de as empresas que contratam com a Administração Pública de possuírem um Programa de Compliance ou implementá-lo em até 6 meses após a obtenção do contrato (para grandes contratos, a partir de R$ 200.000.000,00). Assim, a manutenção da certificação reforça o alinhamento da Indra em relação ao contexto nacional e também com o seu compromisso antissuborno, anticorrupção e anticompetitivo, os quais são refletidos no seu Modelo de Prevenção de Riscos Penais, no seu Código de Ética e no SGAS.

Compromisso com as Políticas de Boa Governança

A certificação na ISO 37001 “Sistemas de Gestão Antissuborno” se junta a outros reconhecimentos já obtidos pela Indra por suas boas práticas de compliance. Entre eles, está a recente inclusão, pelo quinto ano consecutivo, na Série FTSE4Good Index, um dos índices de sustentabilidade mais prestigiados do mundo, onde obteve as melhores avaliações nas áreas de Governança Corporativa e medidas anticorrupção. 

A Indra na Espanha (controladora das subsidiárias brasileiras) também possui o certificado de compliance penal, concedido pela Aenor de acordo com a norma UNE 19601 “Sistemas de Gestão de Compliance Penal”, obtido pela primeira vez em maio de 2020 e renovado em maio deste ano, que certifica que a Indra cumpre as melhores práticas em sistemas de gerenciamento para prevenir riscos penais, reduzir riscos e promover uma cultura comercial ética e de acordo com a lei, ajudando a construir confiança. Em maio de 2020, também foi atualizada a opinião favorável emitida pelo escritório DLA PIPER na Espanha sobre o nível de adequação do Modelo ao marco normativo nacional e internacional, obtida pela primeira vez em 2018.

Desde 2015, a Indra atualizou e fortaleceu seu sistema de prevenção de riscos penais. Entre muitas outras ações, foram revisados e fortalecidos o Código de Ética e de Compliance Legal, que foi atualizado em dezembro de 2020, e o Modelo de Prevenção de Riscos Penais, no qual existe um processo de melhoria e treinamento permanentes e contínuos; a Unidade de Compliance e a função de Auditoria Interna receberam maior independência e recursos; sanções e medidas disciplinares foram adotadas frente a qualquer ação irregular detectada; e há monitoramento contínuo pela Comissão de Auditoria e Compliance e pelo Conselho de Administração sobre esses assuntos.

Além de tornar seu Código de Ética e de Compliance Legal mais rigoroso, a Indra promoveu conhecimento e respeito à legalidade e regulamentos internos entre os seus profissionais para erradicar qualquer comportamento antiético ou irregular, por meio de treinamentos periódicos que anualmente são ministrados pela Unidade de Compliance. Também promoveu o uso do Canal Direto (o canal de denúncias), que coloca à disposição de seus profissionais e terceiros externos que tenham um interesse legítimo, para levantar dúvidas sobre a interpretação e aplicação do Código e seus regulamentos de implementação, bem como para alertar sobre qualquer comportamento ilegal ou irregularidade ou infração detectada.

 

Indra no Brasil
 
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

 

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No exercício de 2020 registrou um volume de vendas de 3.043 milhões de euros, cerca de 48.000 profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Share