- A empresa vai acelerar o seu roteiro de descarbonização, neutralizando as emissões das suas operações até 2030 e removendo-as da sua cadeia de valor até 2040
- A eficiência energética, a utilização de energia verde, o trabalho remoto, a seleção e formação de fornecedores e a promoção do ecodesign contribuíram para reduzir as emissões da empresa em 26% desde 2019 e para antecipar os objetivos a que se propôs em 2020
- A Indra também renovou recentemente o seu certificado de gestão ambiental ISO 14001 que abrange as suas principais instalações: 34 centros de trabalho, entre eles Portugal, e 29 empresas do grupo em sete países e 100% dos centros de produção em Espanha
- As soluções tecnológicas da Indra e da Minsait também contribuem para a redução das emissões em setores-chave, como a aviação e os transportes, facilitando assim a eficiência, a transição energética, a economia circular e a proteção ambiental
Lisboa, 9 de maio de 2024 – A Indra vai gerir um dos projetos de bilhética mais importantes a nível mundial, que abrange toda a rede de transportes públicos da Irlanda, com um modelo baseado na contabilidade dos passageiros. A National Transport Authority (NTA), entidade responsável pela sua administração, escolheu a Indra como parceiro estratégico para prestar este serviço e trabalhar em conjunto durante 10 anos, período que pode ser prolongado por mais 10 anos após a assinatura de um acordo e a adjudicação de um contrato avaliado em centenas de milhões de euros. A empresa ganhou este projeto após um longo processo de concurso conduzido pela NTA.
Como parte da solução, a Indra implementará um sistema de backend multimodal para facilitar a integração de múltiplos operadores de transporte; implementará e operará os canais de venda, tanto virtuais como presenciais, incluindo a rede de retalho para a venda de títulos de transporte, com um desenho adaptado a todos os utilizadores de transportes públicos. Além disso, a Indra será responsável pela gestão financeira do processo de recolha e cobrança, equipará toda a rede com os mais modernos equipamentos de venda, validação e controlo, e realizará a manutenção, logística e operação de todo o sistema.
O projeto da Indra incorporará tecnologias de vanguarda, como a utilização de um cartão bancário, telemóvel ou smartwatch como meio de acesso ao transporte, o que aumenta a rapidez e a comodidade do passageiro. A Indra está a trabalhar com a NTA para acordar o prazo de implementação do novo sistema. Além disso, graças à gestão através de contas do passageiro (Account Based Ticketing-ABT), um modelo muito mais avançado e eficiente, garante-se a aplicação da melhor tarifa para o utilizador e descontos em função do seu perfil ou do grupo a que pertence.
Raúl Ripio, Diretor Geral de Mobility&Technology da Indra, qualificou este contrato como um "grande êxito", já que "reforça a posição da Indra como uma das três ou quatro empresas do mundo com capacidade de gestão e tecnologia para desenvolver um projeto desta dimensão e complexidade no país mais tecnológico da Europa atualmente, e que será uma referência para muitos outros projetos e países pelo inovador modelo de gestão que apresenta".
Bernard Higgins, Diretor de Tecnologia de Transportes da NTA, felicitou a Indra pelo seu sucesso e afirmou: "A adjudicação deste contrato à Indra representa um marco significativo para a NTA e para os utilizadores de transportes na Irlanda. Esperamos trabalhar com a empresa nos próximos anos para conceber e implementar uma solução de bilhética moderna, flexível, integrada e preparada para o futuro, que satisfaça as necessidades dos nossos clientes em todo o país.
Mobilidade sustentável como um serviço
A solução tecnológica desenvolvida pela Indra impulsiona a mobilidade sustentável e acessível na Irlanda, centrando-se na melhoria contínua da experiência do viajante, reduzindo os tempos de espera, fomentando o uso do transporte público e aumentando a confiança no sistema de transporte. A solução foi concebida para ser integrada num futuro modelo de oferta de Mobilidade como Serviço (MaaS).
A Indra conta com um historial único em Mobilidade, com mais de 2.500 projetos de mobilidade desenvolvidos em todo o mundo. Mais de 100 cidades em todo o mundo, incluindo Lisboa, Riade, Londres, Dublin, Amesterdão, Madrid, Sydney e Manila, confiaram nas diferentes soluções da Indra para tornar a sua mobilidade mais eficiente, conectada, segura e sustentável.
Sobre a Indra
A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, líder mundial em engenharia tecnológica para os mercados aeroespacial, defesa e mobilidade, e em transformação digital e tecnologias da informação em Espanha e na América Latina através da sua filial Minsait. O seu modelo de negócio baseia-se numa oferta abrangente de produtos próprios, com uma abordagem end-to-end de alto valor e uma elevada componente de inovação, tornando-a no parceiro tecnológico para a digitalização e para as operações-chave dos seus clientes em todo o mundo. A sustentabilidade faz parte da sua estratégia e cultura, de forma a responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No final de 2022, a Indra tinha um volume de negócios de 3.851 milhões de euros, cerca de 57.000 colaboradores, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.
Em Portugal desde 1997, a Indra, com escritórios em Lisboa, Porto e Amarante, conta com uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização para o desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços. A empresa integra alguns dos projetos mais inovadores que são chave para o desenvolvimento económico e tecnológico do país nos sectores de Transporte & Defesa e nas Tecnologias de Informação (TI) através da sua filial Minsait.