24 June 2024Portugal
imagem
  • A empresa está a equipar embarcações de diversos clientes com o mais avançado sistema de identificação de amigo ou inimigo (IFF) disponível, que oferece maior proteção
  • Incorpora melhorias criptográficas essenciais para a participação em missões internacionais conjuntas
  • A Indra está a equipar as plataformas navais mais avançadas com radares, sistemas eletrónicos de defesa e sistemas de comunicação de última geração

Lisboa, 24 de junho de 2024 – A Indra tornou-se numa das poucas empresas no mundo preparada para integrar os mais recentes padrões da NATO na proteção de embarcações militares no mercado internacional, que exigem a incorporação de modos de criptografia reforçados em sistemas de identificação de amigos ou inimigos (IFF).

A empresa associou-se à Navantia para implementá-los num primeiro navio destinado ao mercado de exportação e avança com a sua instalação em toda a frota de navios da Marinha Espanhola. 

O IFF é um elemento que, juntamente com os sistemas eletrónicos de defesa, radares e sistemas de comunicações da Indra, constituem a base sobre a qual se apoiam os sistemas de combate das embarcações militares e, nesse sentido, desempenham um papel fundamental no sucesso da missão.

A função do IFF é interrogar plataformas na área de operações, que enviam de volta uma resposta criptografada para verificar se se trata de um aliado ou de um potencial inimigo.

Isto é conseguido através de um sistema de criptografia em constante evolução para se adaptar às novas ameaças, cada vez mais complexas, e para evitar que o adversário manipule o sinal. 

Neste âmbito, a última atualização introduzida pela NATO nos IFF foi o que é conhecido como STANAG standard edition 3 para o modo 5, que é em si o modo de interrogatório mais avançado disponível.

A incorporação destas melhorias é obrigatória para os países aliados e para muitas outras marinhas habituadas a operar em conjunto com os países da NATO. Este é, de facto, um requisito sem o qual não é possível participar em missões internacionais. A Indra é uma das poucas empresas fora dos EUA que possui esta tecnologia e já está a implementá-la em navios de vários países.

A empresa avança para a certificação pelo escritório AIMS do Departamento de Defesa dos EUA, órgão responsável por verificar se esses sistemas correspondem às especificações exigidas. 

O sistema IFF da Indra incorpora outras importantes melhorias de design, que foram pensadas para permitir que os seus clientes se adaptem às futuras evoluções das normas através da simples reconfiguração do software, o que reduzirá significativamente os custos e aumentará a operabilidade das suas frotas. Este sistema é também muito mais robusto, o que facilita a manutenção e aumenta a disponibilidade da frota.

Há mais de 30 anos que a Indra desenvolve e implementa sistemas de última geração para os navios e submarinos mais avançados do mundo para a Marinha Espanhola e para as marinhas de países como Alemanha, Noruega, Itália, Índia, Coreia do Sul e México, entre outros. Trabalhou com alguns dos principais estaleiros do mundo, como o Navantia, Fincantieri da Itália, Thyssenkrupp Marine Systems (tkMS) da Alemanha, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) da Coreia e HD Hyundai Heavy Industries (HHI) e Damen da Holanda. Os seus sistemas IFF não são apenas implementados em plataformas navais, mas também em plataformas aéreas e terrestres das forças armadas em todo o mundo.

Sobre a Indra
A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de Defesa, Aeroespacial e Tecnologia, assim como líder em transformação digital e tecnologias da informação em Espanha e na américa latina através da sua filial Minsait. o seu modelo de negócio baseia-se numa oferta abrangente de produtos próprios de elevado valor e com uma elevada componente de inovação, convertendo-a no parceiro tecnológico para a digitalização e operações-chave dos seus clientes em todo o mundo. A sustentabilidade faz parte da sua estratégia e cultura, de forma a responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No final de 2023, a Indra tinha um volume de negócios de 4.343 milhões de euros, mais de 57.000 empregados, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.
Em Portugal desde 1997, a Indra, com escritórios em Lisboa, Porto e Amarante, conta com uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização para o desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços. A empresa integra alguns dos projetos mais inovadores que são chave para o desenvolvimento económico e tecnológico do país nos sectores de Defesa, Aeroespaço e Mobility e através da sua filial Minsait, nas Tecnologias de Informação.

Contacto de Comunicação

Corpcom - Cátia Gil
catia.gil@corpcom.pt 

Share