5 August 2024Portugal
imagem

   

  • Ao replicar o veículo e um ambiente operacional emulado, o laboratório facilita o desenvolvimento e a evolução dos sistemas, assim como a realização de treinos, manutenções e testes
  • O laboratório garante que o sistema de missão Maestre dos 8x8 Dragón e dos Veículos Blindados de Lagartas permaneça na vanguarda tecnológica ao longo do seu ciclo de vida, característica fundamental devido ao papel que desempenha na digitalização do Exército
  • A Indra assume papel central nos programas europeus de I+D nos quais são desenvolvidos veículos blindados de última geração, que incorporam tecnologias digitais de ponta


Lisboa, 05 de agosto, 2024 - A Indra, empresa líder na Europa que desenvolveu o sistema de missão Maestre que será integrado em veículos blindados de rodas 8x8 Dragón e nos Veículos Blindados de Lagartas (VBL), anuncia a criação de um avançado laboratório que reproduz o veículo e ambientes operacionais emulados, para trabalhar os sistemas de missão que os veículos blindados de próxima geração irão integrar.

O novo laboratório vai facilitar o desenvolvimento e evolução do software destes sistemas, assim como a realização de treinos, manutenções 4.0 e testes para estudar como o veículo se comporta em diferentes configurações, e ainda a incorporação de novos sensores e a análise de interoperabilidade com outros sistemas. A nova estrutura dispõe de posições que facilitam a gestão do sistema de missão, tal como seria feito a partir dos lugares de motorista, líder de veículo, atirador e pelotão a bordo do veículo, lugares projetados para serem instalados em contentores ou shelters transportáveis, para que possam ser instalados nas unidades determinadas pelo exército.

O investimento realizado pela Indra neste laboratório vai facilitar a atualização constante do sistema Maestre, dos 8x8 Dragón  e dos VBL, ao longo de todo o seu ciclo de vida, assim como proporcionar um ambiente para conhecer o sistema e o seu manuseamento, antes do treino nos simuladores e nos próprios veículos.

O sistema Maestre da Indra controla os sistemas de armas, alerta, autoproteção, consciência situacional, comunicações, navegação, sistema de gestão de campo de batalha e, de forma geral, todos os subsistemas transportados pelos 8x8 e pelos VBL. Trata-se do cérebro que processa todas as informações recolhidas, apresentando-as de forma integrada aos tripulantes, para que possam tomar decisões rapidamente e reagir a qualquer situação. Este é o elemento chave para a segurança, capacidade de sobrevivência, eficiência contra incêndio e capacidade de combate colaborativo dos veículos

Hélder Alves, Diretor de Defesa e Segurança da Indra em Portugal, refere que “com este laboratório e o trabalho que temos realizado nos últimos anos em conjunto com o Ministério da Defesa em Espanha, podemos afirmar que estamos na vanguarda, a nível mundial, em termos de digitalização dos veículos militares.”

A instalações, em Espanha, já foram visitadas pelas autoridades do Exército Espanhol, entre as quais a visita do Tenente General Fernando Miguel García y García de las Hijas, Chefe do Comando de Apoio Logístico do Exército, juntamente com outros oficiais, assim como com a subdireção de programas da Direção Geral de Armamento e Material Espanhola.

Maestre, um sistema à medida do exército

O Exército Espanhol, com a colaboração da Indra, definiu e desenvolveu o Maestre para cobrir as necessidades do Estado-Maior no 8x8 Dragón e nos VBL, e tem sido fundamental para que o sistema seja 100% pensado para ir ao encontro das necessidades operacionais do exército.

A Indra não está apenas a implementar esta tecnologia na nova geração de veículos blindados espanhóis, a empresa tem vindo a assumir um papel central em projetos europeus de I&D como o Famous I e II, Commands e Marte, nos quais já se trabalha na próxima geração de sistemas semelhantes.

O sistema de missão 8x8 é uma das peças-chave para a digitalização do Exército, que facilitará a incorporação de plataformas terrestres na futura Brigada de Combate Digital e a sua integração em cenários de combate na cloud e com a Futura Base Logística del Ejército de Tierra (BLET).

Sobre a Indra

A Indra é uma multinacional de referência e uma das principais empresas a nível mundial de defesa, tráfego aéreo e espaço que, através da tecnologia, protege o nosso modo de vida atual e antecipa as necessidades do futuro. A sua equipa de especialistas empenhados, o seu profundo conhecimento do negócio e das últimas tecnologias, assim como a sua capacidade única de inovação e integração de sistemas, fazem dela o parceiro tecnológico de confiança para as operações-chave e para a digitalização dos seus clientes em todo o mundo. Graças à sua liderança em grandes programas e projetos europeus, bem como ao seu espírito de colaboração e estratégia de parcerias, impulsiona o ecossistema industrial e inovador nestes setores. 

Presente em Portugal desde 1997, a Indra conta com escritórios em Lisboa, Porto e Amarante, tendo uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização para o desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços. A empresa integra alguns dos projetos mais inovadores que são chave para o desenvolvimento económico e tecnológico do país nos seus setores de atuação.

Sobre a Indra Group

A Indra Group é uma holding que promove o progresso tecnológico, que inclui a Indra, empresa global em defesa, tráfego aéreo e espaço; e a Minsait, líder em transformação digital e tecnologias da informação em Espanha e na América Latina. A Indra Group impulsiona um futuro mais seguro e conectado através de soluções inovadoras, relações de confiança e o melhor talento. A sustentabilidade faz parte da sua estratégia e cultura, com o objetivo de responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No final de 2023, a Indra Group tinha um volume de negócios de 4.343 milhões de euros, mais de 57.000 colaboradores, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Contactos de Comunicação

Corpcom - Cátia Gil
catia.gil@corpcom.pt

Corpcom – Rodrigo Almeida Fernandes
rodrigo.fernandes@corpcom.pt

Corpcom – Luís Alexandre
luis.alexandre@corpcom.pt
 

Share