- A empresa implementou as suas capacidades de Conhecimento Situacional do Ciberespaço durante o exercício Cyber Coalition 24 da NATO, um dos maiores exercícios de ciberdefesa da Aliança, como parte da campanha de experimentação liderada pelo Allied Command Transformation (ACT)
- Trata-se de uma tecnologia de ponta que proporciona uma visão em tempo real do ciberespaço para facilitar a tomada de decisões durante a missão
- A capacidade fornecida pelo sistema é fundamental para a condução de operações militares no, e através do ciberespaço, bem como para a coordenação em missões multi-domínio

Lisboa, 19 de dezembro de 2024 - A Indra, a convite do Allied Command Transformation (ACT) da NATO, demonstrou o conceito e as capacidades de um novo Sistema de Consciência Situacional Cibernética de última geração, num dos maiores exercícios coletivos de ciberdefesa do mundo, os Cyber Coalition 2024, que decorreram na Estónia no início de dezembro.
A plataforma (denominada CySAS, Cyber Situational Awareness System) permite uma visão em tempo real das operações que estão a ser conduzidas no, e através do ciberespaço, tanto por aliados como por adversários. O sistema analisa os eventos que ocorrem no ciberespaço e avalia o seu impacto no decorrer da missão, para garantir o sucesso da mesma.
A Indra oferce assim uma visão global de valor acrescentado, que ajuda a tomar as melhores decisões e a reagir mais rapidamente a qualquer situação que afete uma operação em curso.
A Indra liderou o desenvolvimento deste conceito e capacidade no exercício, com a colaboração da Airbus (França) e da Leonardo (Itália), como subcontratados estratégicos.
A campanha de teste e experimentação, conduzida pelo ACT da NATO, beneficiou da colaboração do Comando Aliado das Operações (ACO), do Comando Conjunto Espanhol do Ciberespaço (MCCE) e do Comando Conjunto das Forças Aliadas de Nápoles (JFCNP).
O parecer da comunidade da NATO e de outras partes envolvidas nesta demonstração do Cyber Coalition 24 foi muito positivo, e os ensinamentos serão utilizados para aperfeiçoar ainda mais o conceito, com o objetivo final de assegurar as capacidades mais avançadas para a Aliança.
A liderança da Indra nesta iniciativa sublinha a confiança da empresa em impulsionar a Transformação Digital e a Estratégia de Operações no Ciberespaço da NATO. A conceptualização desta capacidade facilita a prontidão da NATO para conduzir operações, tanto no domínio do ciberespaço como em cenários multi-domínio, onde a ciberdefesa está presente e é crítica.
Para além do seu papel neste projeto, a Indra é também a coordenadora do projeto europeu ECYSAP (European Cyber Situational Awareness Platform), uma das primeiras e mais importantes iniciativas de ciberdefesa promovidas pela UE.
Este projeto europeu será agora continuado com o ECYSAP EYE, no qual a Indra coordenará o desenvolvimento de capacidades ainda mais avançadas, que por sua vez, vão reforçar as capacidades do Sistema de Comando e Controlo da União Europeia, atualmente em desenvolvimento.
Todos estes projetos contribuem para reforçar a soberania tecnológica e a autonomia estratégica da Europa e da NATO, e demonstram a capacidade da Indra para articular e coordenar consórcios que impulsionam o desenvolvimento de tecnologias de vanguarda e que proporcionam novas capacidades. Desta forma, a empresa avança na consecução dos objetivos estabelecidos no plano estratégico da Indra, Leading the Future, para se converter numa empresa de referência no setor, que atue como motor da indústria.
Sobre a Indra
A Indra é uma multinacional de referência e uma das principais empresas a nível mundial de defesa, tráfego aéreo e espaço que, através da tecnologia, protege o nosso modo de vida atual e antecipa as necessidades do futuro. A sua equipa de especialistas empenhados, o seu profundo conhecimento do negócio e das últimas tecnologias, assim como a sua capacidade única de inovação e integração de sistemas, fazem dela o parceiro tecnológico de confiança para as operações-chave e para a digitalização dos seus clientes em todo o mundo. Graças à sua liderança em grandes programas e projetos europeus, bem como ao seu espírito de colaboração e estratégia de parcerias, impulsiona o ecossistema industrial e inovador nestes setores.
Presente em Portugal desde 1997, a Indra conta com escritórios em Lisboa, Porto e Amarante, tendo uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização para o desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços. A empresa integra alguns dos projetos mais inovadores que são chave para o desenvolvimento económico e tecnológico do país nos seus setores de atuação.
Sobre a Indra Group
A Indra Group é uma holding que promove o progresso tecnológico, que inclui a Indra, empresa global em defesa, tráfego aéreo e espaço; e a Minsait, líder em transformação digital e tecnologias da informação em Espanha e na América Latina. A Indra Group impulsiona um futuro mais seguro e conectado através de soluções inovadoras, relações de confiança e o melhor talento. A sustentabilidade faz parte da sua estratégia e cultura, com o objetivo de responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No final de 2023, a Indra Group tinha um volume de negócios de 4.343 milhões de euros, mais de 57.000 colaboradores, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.
